Memória Titulo MEMÓRIA
Um passeio pela Estrada do Mar. Há 100 anos
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A quarta-feira, 6 de junho de 1917, por certo colocou em polvorosa o futuro Grande ABC, em especial localidades como o bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos), Vila de São Bernardo (hoje Centro de São Bernardo ‘do Campo’), e Vila Rio Grande (hoje sede do Distrito de Riacho Grande).

Naquele dia, 52 automóveis transportando 220 políticos e técnicos passaram duas vezes por todas essas localidades: de manhã, a caminho de Santos, e à tardinha, no retorno.

Eram os participantes do 1º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem conhecendo a obra do delegado de polícia Arthur Rudge Ramos, que se encarregou de recuperar a velha Estrada do Vergueiro, também chamada de Caminho do Mar.

Os jornais paulistanos publicaram, no dia seguinte, uma mesma (e longa) notícia, provavelmente redigida pelos assessores de imprensa de então. E escreveram: “(os congressistas deram)Um testemunho jamais visto em nosso País, de um considerável trabalho já realizado em prol da viação de rodagem”.

Escreveram mais em jornais como O Estado de S. Paulo e Correio Paulistano: “A excursão de ontem ficará para sempre assinalada como início de um movimento, a operar-se no Estado, de ligação fácil, por boas vias de rodagem, entre a Capital e as cidades e destas últimas entre si”.

PARADAS

Entre o bairro dos Meninos e a Vila de São Bernardo foram feitas várias paradas no trecho de estrada construído pelo Dr. Rudge Ramos, uma variante da Estrada do Vergueiro, a Avenida Caminho do Mar dos dias atuais.

Nesta novíssima estrada, os excursionistas visitaram os pavilhões dos guardas da conserva e observaram as porteiras de básculo ali introduzidas.

Dos jornais: “Foram muito admiradas a regularização do leito, a drenagem, os taludes, cuidados a capricho, bem como o soberbo perfil longitudinal que o seu traçado apresenta”.

Nenhum exagero: hoje centenária, a Avenida Caminho do Mar, claro, duplicada há anos, mantém-se bonita, exuberante, moderna, equiparando-se a vias bem mais recentes, como as Faria Lima, Prestes Maia, João Firmino e 31 de Março.

FOTO HISTÓRICA

A reportagem dos jornais de 1917 prossegue:

Além de São Bernardo, pararam de novo os excursionistas para ver o britador aí instalado e que fornece a pedra necessária ao revestimento de leito da estrada.

Na Serra do Mar, onde os excursionistas ficaram extasiados ante o majestoso panorama que se lhes apresentava, o percurso foi feito em grande parte a pé, achando-se à frente dos congressistas o Dr. Cândido Motta, secretário de Agricultura do Estado.

Em uma das curvas, nesse trecho, foi tirada uma fotografia, apanhando também o panorama de Santos, do mar e dos canais, que sulcam a várzea.

FARÓIS ACESOS

A reportagem descreve o que foi a chegada e permanência dos visitantes no Litoral – em Santos, São Vicente e Praia Grande, “onde os excursionistas puderam apreciar e percorrer em parte uma das mais admiráveis e extensas estradas naturais existentes no país – a Praia Grande”.

No retorno, uma bela descrição do que foi a subida da Serra do Mar:
(foi) Precioso o auxílio dos escoteiros ao longo da estrada, principalmente na região da serra. À noite, espetáculo original, de rara beleza, pela disseminação das luzes dos faróis dos automóveis, em cerca de dois quilômetros dos caminhos da região da mata e depois dos campos.

Matas na serra, campos no planalto, o ‘campo’ que batizara, no quinhentismo, a Vila de Santo André da Borda ‘do Campo’; e no fim da década de 1940, o novo São Bernardo ‘do Campo’, quando o Grande ABC começa a ser formado.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

O último dia do Congresso de Estradas de 1917

A estrada de rodagem peita a estrada de ferro
Questionado o veículo de eixo móvel: o carro de boi

Diário há 30 anos


Sábado, 6 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6461

Manchete – Inflação de maio pode superar os 27%

Disparam os preços da cesta básica.

Santo André – A maternidade do Hospital Municipal opera novamente, depois de ampla reforma e aquisição
de novos equipamentos.

São Bernardo – Banespa retém ICM da Prefeitura.

São Caetano – O escândalo do DAE: documentos somem do arquivo da autarquia.

Óbito – São Caetano perde uma de suas principais artistas, a escritora e artista plástica Cleide Veronesi, 37 anos, líder do movimento nacional de integração de cultura.


Em 6 de junho de...

1917 – Nasce, em Santos, o médico José Roberto de Breyne Lassala Freire. Uma história de vida ligada a São Bernardo, pois esteve à frente de um dos mais antigos bairros locais, a Vila São José, 90 anos de história.

Dr. José Roberto formou-se pela Escola Paulista de Medicina, turma de 1944.
Foi diretor da Companhia Melhoramentos de São Sebastião

1937 – D. José Gaspar de Affonseca, auxiliar do arcebispo de São Paulo, benze a nova matriz de São Caetano, a Matriz da Sagrada Família.


Hoje

Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Osvaldo Cruz. Elevado a município em 1945, quando se separa de Guararapes.


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste em 6 de junho:

No Maranhão, Açailândia

Em Santa Catarina, Agronômica, Aurora e Caibi

Em Pernambuco, Angelim

No Pará, Chaves

Em Minas Grais, Formiga e Dourada

No Paraná, Sertanópolis

Fonte: IBGE

Santos do Dia


Norberto
Marcelino Champagnat
Paulina 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;