Cena Política Titulo
Água bateu nas canelas em Ribeirão
Por Raphael Rocha
28/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O que ficava apenas no campo da especulação entre os oposicionistas começa a ganhar corpo entre governistas em Ribeirão Pires. Já tem gente dentro do governo de Adler Kiko Teixeira (PSB) admitindo que o STF (Supremo Tribunal Federal) poderá cassar o mandato do socialista. Kiko foi condenado, quando ainda era presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, em 2004, pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A condenação o colocou na lista da Ficha Limpa. Ele recorreu à Justiça comum e o caso foi parar no STF. Relator do caso no Supremo, Edson Fachin liberou sua candidatura à Prefeitura de Ribeirão em 2016 – e ele venceu. Porém, após o resultado, Fachin colheu mais elementos e ameaça rever sua decisão passada. Com a sinalização do STF, gente muito próxima do prefeito tem conversado para montagem de chapa, admitindo a possibilidade de convocação de novas eleições na cidade. Outros interlocutores colocaram à mesa a declaração de renúncia por parte de Kiko. Assim, o vice, Gabriel Roncon (PTB), assumiria a função e manteria o grupo político no poder. Oficialmente, entretanto, ninguém fala. Advogados de Kiko asseguram que, como ele estava apto para aparecer nas urnas em outubro, não há riscos de sua vitória ser anulada.

Bolsa de apostas
Não demorou um mês para que secretários começassem a cair na nova legislatura de prefeitos do Grande ABC. Em Diadema foram dois. Em Mauá, um. Agora o que se especula é que o quarto nome a deixar o primeiro escalão de alguma Prefeitura da região virá de Ribeirão Pires, sob comando de Adler Kiko Teixeira (PSB).

Central de emprego
Teve vereador da bancada do PT que, minutos antes da reunião com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), deixou uma lista de indicações de servidores comissionados. Currículos foram colocados na gaveta da secretária de Governo, Julia Benicio, para avaliação. Há quem duvide que petistas farão oposição ao tucano.

Disputa interna
O grupo do ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias ensaia lançar candidato próprio na concorrência pela presidência do PT mauaense. Quatro nomes estão colocados pelo bloco: o ex-vereador José Luiz Cassimiro (foto), os ex-secretários Valdeir Ribeiro e Severino Manoel da Silva, além de Getúlio Júnior. Por enquanto, o adversário deve vir da ala liderada pelo ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior.

Jurídico em Diadema
Ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Diadema, Maria Marlene Machado foi apresentada ontem aos vereadores como nova secretária de Assuntos Jurídicos. Ela substitui Roberto Viola. Marlene é mãe do secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Diadema, Fernando Moreira Machado, e de André Moreira Machado, que cuidou do setor jurídico do gabinete da ex-deputada Regina Gonçalves (PV) na Assembleia Legislativa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;