Política Titulo
Lula critica obstáculos à transposição do São Francisco
Por
12/02/2005 | 15:28
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou nesta sexta-feira "alguns governadores" e, muitas vezes, o Poder Judiciário como as principais barreiras para a adoção do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. "O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) não é barreira, não; o Ciro Gomes (ministro da Integração Nacional) está trabalhando junto com o Ministério do Meio Ambiente", afirmou, defendendo a proposta como de grande importância para dar "mais sustança ao povo do Nordeste", e que espera "dar o pontapé inicial" para a introdução da idéia.

"Não se tem o direito de ver a água do Rio São Francisco ser levada ao oceano, ser misturada à água salgada, sem poder tirar um pouquinho, uma cuia, para levar a 10 milhões de famílias", disse. "Quem está no bem-bom" não sabe, segundo Lula, o que é ter de andar léguas – como ocorreu com ele na infância no Semi-Árido – para buscar "um pote d’água" sem saber que líquido é aquele, se é urina de animal ou tem caramujo.

Ciro falou das incompreensões em relação ao plano, que disse receber "com humildade", mas afirmou confiar no coração do nordestino, "que não será capaz de negar água a quem está precisando". Ele disse que quem tem água teme ficar sem, mas assegurou existir condições de se fornecê-la para todos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;