Esportes Titulo
Vôlei masculino cai diante dos norte-americanos
Do Diário OnLine
24/08/2008 | 03:07
Compartilhar notícia


A seleção brasileira masculina de vôlei não conseguiu repetir o feito das mulheres e perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/22, 25/21 e 25/23, neste domingo, no Ginásio Capital, na final dos Jogos Olímpicos de Pequim, ficando com a medalha prata. A Rússia ganhou o bronze ao bater a Itália por 3 a 0, na decisão do terceiro lugar. A derrota tirou do Brasil o tricampeonato olímpico, após as conquistas em Barcelona-92 e Atenas-2004.

Além destas três medalhas, a seleção ainda conseguiu outra de prata, em Los Angeles-1984, quando o Brasil perdeu na final também para os Estados Unidos. Aliás, os norte-americanos mantêm uma invencibilidade de quatro jogos contra a seleção brasileira, que teve a última derrota na Liga Mundial, no Rio de Janeiro, deste ano. Os Estados Unidos, que também foram campeões olímpicos em Seul-1988, fizeram uma excelente campanha na China ao vencerem todos os jogos da competição.

O revés deixou a seleção brasileira, que esteve no topo nos últimos oito anos, bastante abatida, após o apito final. O capitão Giba, que foi pouco vibrante na partida e cometeu alguns erros, não quis nem falar com os jornalistas.

Um dos mais questionados, o levantador Marcelinho, que assumiu a titularidade, depois da saída de Ricardinho, não agüentou a emoção. "Fiz o meu melhor, eu tenho certeza disso", disse o jogador, em entrevista à Rede Globo, recebendo os afagos do meio-de-rede Gustavo, que atuou pela última vez com a camisa da seleção.

Mesmo com essa derrota, o voleibol brasileiro se destacou nos Jogos Olímpicos de Pequim como a melhor modalidade do País. Além da prata dos homens, a seleção feminina conquistou o ouro. Na praia, Fábio e Márcio ganharam a prata e Ricardo e Emanuel o bronze. No total, contando todos os esportes, os atletas tupiniquins trouxeram da China três ouros, quatro pratas e oito bronzes.

O jogo - A partida começou com o Brasil abrindo vantagem contra o Estados Unidos logo no início, com 8 a 4. No decorrer da primeira parcial, os brasileiros mantiveram a vantagem, principalmente nos ataques de Giba e André Heller e nos bloqueios de Gustavo, e não tiveram problemas em fechar o set em 25 a 20.

Com a vitória parcial, parecia que o Brasil poderia ter alguma facilidade para ganhar o jogo. Mas os Estados Unidos mostraram o porque ainda não haviam perdido nenhuma partida nos Jogos Olímpicos. No início do segundo set, os norte-americanos abriram 8 a 1, com seis pontos na virada de saque do oposto Stanley.

A equipe brasileira ficou abalada, mas foi se recuperando aos poucos na parcial e chegou a encostar no placar, com 20 a 19. Mas Stanley voltou ao saque e ajudou os Estados Unidos a marcarem 24 a 20. O time de Bernardinho ainda anotou mais dois pontos, mas não evitou a derrota.

Depois de cada equipe abrir vantagem nos primeiros sets, a terceira parcial começou mais equilibrada, com ambas as seleções trocando ponto, mas com o Brasil desperdiçando alguns contra-ataques até o décimo ponto, quando a seleção brasileira errou nos saques e nos ataques, e deixou os norte-americanos, que estavam quase perfeitos, abrirem 20 a 14, com destaque especial para o levantador Lloy Ball distribuindo bem as bolas.

Então, Bernardinho colocou Bruninho, Murilo e Samuel no time, que melhorou e chegou a encostar no placar. Porém, mais pelos erros brasileiros que por méritos dos norte-americanos, o Brasil perdeu o terceiro por 25 a 20.

No quarto set, outra vez as duas equipes voltaram a trocar pontos. O problema era que, em quanto o Brasil sofria para marcar, os Estados Unidos anotavam com os erros brasileiros nos saques. Então, Gustavo e Marcelinho tiraram um pouco da força do saque, apenas para passar a bola, e a seleção brasileira abriu dois pontos, com 8 a 6.

Mas, após o Brasil liderar todo o quarto set, os Estados Unidos conseguiram uma virada impressionante quando perdiam por 20 a 17 e fizeram 22 a 20, com destaque para Priddy. A seleção brasileira ainda tentou reagir, porém, os norte-americanos foram mais eficientes e fecharam em 25 a 23 para faturar o ouro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;