Turismo Titulo Morro de São Paulo
Morro abaixo
Rita Donato
Enviada à Bahia
05/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"Visitei, me apaixonei e nunca mais deixei a ilha". É exatamente com a mesma justificativa, que parece combinada para aproximar ainda mais o turista, que os comerciantes-moradores de Morro de São Paulo, localizado no município de Cairu, arquipélago de Tinharé, explicam o desejo de permanecer no polo mais visitado da Costa do Dendê.

 A paixão pela ilha, na verdade, é bem fácil de entender. Inspirada na cultura holandesa, com arquiteturas que são verdadeiras obras de arte - como o portal, a igreja de 1611, o forte erguido em 1630 para proteger a região de invasores e o farol construído em 1855 -, Morro de São Paulo conseguiu preservar a história e os encantos da natureza.

 Sem carro disponível, o visitante - que precisa pagar de R$ 7 a R$ 10 para ter as bagagens carregadas em carrinhos de mão - tem de percorrer toda a ilhota a pé. Um esforço recompensado por uma vista repleta de coqueiros à beira-mar.

 Entre as dezenas de pousadas disponíveis a todos os custos, muitos bares, restaurantes e lojas mantêm a fama da badalada ilha, caracterizada por festas nos extremos - tanto no alto do farol quanto à beira-mar - que duram até o sol nascer.

 Rodeado por quatro praias, Morro oferece desde o mais calmo mergulho nas piscinas naturais até as práticas de surfe e de esportes radicais como a famosa tirolesa. Enquanto ainda é dia, o ambiente é perfeito para observar a natureza, boa parte ainda intocada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;