Esportes Titulo Jogos Abertos
São Caetano terá 'personal' de graça
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
02/02/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


São Caetano se destaca como referência em termos de esportes de alto rendimento. A cidade foi campeã dos Jogos Abertos do Interior por 12 vezes (divide com Santo André a condição de segunda maior vencedora da competição, atrás apenas de Santos), possui uma infraestrutura de dar inveja e ainda conta com atletas olímpicos em seus quadros.

Em 2009 a cidade será sede dos Jogos Abertos do Interior, no mês de outubro, e já pode ser apontada como favorita a mais uma conquista.

Enquanto se prepara para os Jogos, a cidade lança um programa de esportes comunitário, que terá início hoje, e que prevê a contratação de personal trainers para atender à população na Avenida Kennedy, Parque Chico Mendes e Bosque do Povo. ‘Serão oito profissionais que vão tirar as medidas, fazer alguns testes e prescrever um programa de treinamento para as pessoas', afirma o secretário de Esportes e Turismo, Mauro Chekin.

Confira os principais trechos da entrevista de Chekin, que detalha os preparativos para os Jogos Abertos, os investimentos e o novo programa de personal trainers gratuitos.

Diário - O que muda com a transformação do Detur (Departamento de Esportes e Turismo) em secretaria?
Mauro Chekin - Muda apenas a responsabilidade fiscal. Mas o que temos de fazer não muda nada. Continuamos tendo de trabalhar para atingir bons resultados e dar esporte para a população. É apenas uma questão de nomenclatura, pois nós já gerenciávamos os recursos que vinham para o Detur. Antes o prefeito encabeçava tudo, agora os secretários são co-responsáveis junto com ele. Estamos descentralizando, considero uma modernidade.

Diário - Por falar em modernidade, o que há de novo para o esporte de São Caetano?
Chekin - Nós atingimos o ápice. Entretanto, estamos buscando algumas coisas, tentando inovar. Agora, por exemplo, a partir desta segunda-feira, vamos ter os personal trainers, professores orientando as pessoas que fazem caminhada e corridas na avenida Kennedy, Bosque do Povo e Parque Chico Mendes. São profissionais que vão tirar as medidas, fazer alguns testes e prescrever um programa de treinamento para que as pessoas possam até treinar sozinhas. É um trabalho diferenciado, individualizado, para pessoas que não querem fazer aulas, mas gostam de caminhar, correr. Vamos ter um professor que oriente para ocorra realmente um ganho de saúde. Cada um vai ter a sua ficha de acompanhamento diário ou semanal, dependendo do aluno.

Diário - Isso foi baseado em alguma experiência já implantada em outros locais?
Chekin - Não. É um trabalho novo, desenvolvido por nós e que não temos notícia de que seja realizado em nenhum lugar do País. Nós pensamos em oferecer o personal para aqueles que não podem pagar um. A prefeitura vai dar o professor, nós temos oito profissionais especializados, trabalhando nas ruas e nos parques. Essa é uma atividade em que estamos apostando muito.

Diário - Mudando de assunto, São Caetano será a sede dos Jogos Abertos do Interior. Quanto a cidade está investindo neste evento?
Chekin - Ainda não fechamos este número. Nosso grande problema não é na parte técnica, quadras ou equipamentos esportivos. Mas sim, alojamentos para as mais de 15 mil pessoas. Vamos ter de adequar muitos locais.

Diário - É possível que as delegações fiquem em cidades vizinhas?
Chekin - Em um primeiro momento, não queremos isso. Nós pretendemos utilizar salões paroquiais e to do tipo de espaço que estiver disponível. Nós sabemos que é muito complicado se propor a fazer uma festa e pedir emprestado a casa do vizinho.

Diário - Por falar em festa, São Caetano irá reforçar ainda mais a equipe para conquistar os Abertos em casa?
Chekin - Pretendemos manter o grupo com que estamos trabalhando. Não necessitamos de nenhum reforço. Mas é lógico que todo grande atleta nos interessa. A nossa ideia hoje é fazer uma manutenção desses atletas e trabalhar muito para que possamos continuar a ter a satisfação de obter vitórias. Existem adversários fortes, como Santos e São Bernardo, por exemplo.

Diário - As cidades do Grande ABC são adversárias ou parceiras?
Chekin - A interação é sempre muito importante. Temos de ter essa proximidade com toda a região para que a gente trabalhe em benefício do esporte. O Consórcio (intermunicipal) por dois anos já fez isso. Temos de lutar para que isso tenha prosseguimento. Vamos ver quem será o próximo presidente do Consórcio para e batalhar para que isso ocorra.

Diário - São Caetano tem pretensão de trazer grandes eventos esportivos, como jogos de seleções ou algo parecido?
Chekin - Este ano não. Estamos focados em trabalhar nos Jogos Abertos. Embora ainda não tenhamos um número, sabemos que o investimento será grande. A não ser que apareça alguma coisa, mas que venha sem custo ou até que não nos dê muito trabalho, pois não vamos dispor de pessoal para cuidar disso.

Diário - São Caetano possui uma ótima estrutura esportiva. Para os Abertos será necessário reformar algum equipamento?
Chekin - Não. Vamos ter de adaptar uma piscina de biribol e vamos ter de construir as quadras para o vôlei de praia. Vamos ver se fazemos naquele espaço na Avenida Goiás com a Guido Aliberti. Nós vamos trabalhar em vários locais, mexer em muita coisa. O plano é extremamente audacioso, mas não vamos realizar nenhuma disputa fora da cidade.

Diário - Com relação às disputas do atletismo, a pista do Clube Vila São José será reformada?
Chekin - Nós estamos vendo se vai dar tempo para reformar antes dos Jogos. Temos uma parceria com a BM&F, na qual ela vai assumir a pista e reformá-la. Só estamos vendo se vamos fazer isso antes ou depois da competição.

Diário - Qual o orçamento da Secretaria de Esportes para 2009?
Chekin - Hoje é de R$ 20 milhões. Tivemos um corte aproximado de 10% em relação ao ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;