Política Titulo Compromissos
Prefeitos adotam agenda
macro com Dilma Rousseff

Em reunião petista, Luiz Marinho, Carlos Grana e Donisete
Braga tratam de projetos regionais e questões partidárias

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 06:50
Compartilhar notícia


Os prefeitos petistas Luiz Marinho (São Bernardo), Carlos Grana (Santo André) e Donisete Braga (Mauá) se reuniram ontem com a presidente Dilma Rousseff (PT) para tratar de projetos macro, visando beneficiar de maneira integrada o Grande ABC. Apesar de os sete chefes do Executivo da região terem comparecido ao encontro nacional, a agenda ficou restrita aos correligionários da presidente, que requereu lista de prioridades por meio do Consórcio Intermunicipal.

Dilma estipulou prazo aos prefeitos para levantar as principais demandas regionais, formada basicamente por propostas para amenizar as enchentes, drenagem, Mobilidade Urbana e urbanização de favela. Além dos projetos de primeiro plano, intervenções no entorno da Avenida dos Estados e do Ribeirão dos Couros estão no rol de entrada para angariar recursos federais. Os prefeitos buscarão elaborar nos próximos 60 dias os textos para receber dinheiro da União.

Por nota, Marinho destacou que a reunião, que durou cerca de 40 minutos, foi extremamente positiva. "Tivemos a oportunidade de discutir convênios e projetos importantes para o futuro das cidades", frisou. Como presidente do Consórcio, Marinho liderou a agenda e tende a intermediar diretamente a liberação da verba. Recentemente, o prefeito de São Bernardo teve encontro particular com Dilma, no gabinete, em Brasília.

Donisete afirmou que cada um citou suas preocupações, ficando a cargo de Marinho o apanhado regional. "A Dilma abordou temas de Mobilidade Urbana e investimento em área de risco", resumiu.

Grana mencionou que o grupo falou "rapidamente" da integração pretendida pelos novos prefeitos e sobre a escolha de Marinho para comandar a entidade regional, hoje de caráter público, podendo assim receber aportes externos. "Oportunamente, ficamos de apresentar projetos para toda a região."

A questão partidária não passou despercebida. Também com a presença do prefeito Carlinhos Almeida (São José dos Campos), a reunião tratou do projeto petista em âmbitos metropolitanos para fortalecer as candidaturas majoritárias em 2014.

 

SEM PRIVILÉGIOS

Enquanto o trio de petistas da região contava com agenda exclusiva com a presidente, os quatro prefeitos que não pertencem ao PT - Paulo Pinheiro (PMDB-São Caetano), Saulo Benevides (PMDB-Ribeirão Pires), Lauro Michels (PV-Diadema) e Gabriel Maranhão (PSDB-Rio Grande da Serra) - ficaram na expectativa de conseguir emplacar projetos conjuntos com a União.

A agenda dos chefes de Executivos em Brasília foi semelhante: investiram no bom relacionamento com ministros e correligionários que atuam diretamente em Brasília.

(colaborou Gustavo Pinchiaro)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;