Setecidades Titulo Preservação
Paranapiacaba terá curso de patrimônio

Interessados em participar da segunda turma da formação devem se inscrever até o dia 29

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
22/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A preservação dos patrimônios históricos não é papel apenas do poder público, mas também da sociedade. De forma a incentivar que a população assuma o papel de cuidar das memórias de Santo André e da região, a Prefeitura e o Senai abriram inscrições para a segunda turma do curso de agente difusor da educação patrimonial em Paranapiacaba. Interessados devem ser maiores de 18 anos e ter o Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail viladeparanapiacaba@santoandre.sp.gov.br até o dia 29.

Conforme explica o secretário de Gestão de Recursos Humanos de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, a ideia surgiu da necessidade de formar ‘fiscais’ informais para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, que serão realizadas na vila ferroviária no próxima ano. Mas o curso não é voltado apenas para quem mora por lá. “Interessados de todos os lugares são bem-vindos. Serão abordados temas como os aspectos legais do tombamento e preservação de um bem, a importância da memória, entre outros assuntos”, destaca o secretário.

O curso será ministrado pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico do Senai. Ao todo serão 40 vagas, distribuídas entre os períodos da manhã (aulas das 8h ao meio-dia) e da tarde (das 13h às 17h). Terá carga total de 60 horas, com duração aproximada de 45 dias. As aulas têm início previsto para o dia 1º de setembro e serão realizadas no Clube União Lyra-Serrano (Avenida Antonio Olyntho, na Parte Baixa da vila), de segunda a quarta-feira.

O curso também abordará tema que gera confusão: a diferença entre reforma e restauro. “A reforma substitui tudo o que tinha e estava estragado por coisas novas. No restauro, porém, é necessário reaproveitar ao máximo o material original e recuperá-lo”, explica Di Giorgio.

Para ele, o curso, que também conta com o apoio do Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da indústria Solvay é uma forma de fazer com que a preservação dos patrimônios permaneça independentemente da gestão pública. “Queremos formar um exército da preservação na cidade.” Mais informações sobre o curso e as turmas podem ser obtidas por meio do telefone 4439-1300.

Santo André forma mais uma turma do Programa de Jovens

Será realizada hoje a formatura de mais uma turma do Programa de Jovens de Paranapiacaba, iniciativa voltada à formação ambiental. A partir das 14h, grupo de 11 alunos receberá o certificado de conclusão em cerimônia que será realizada no Clube União Lyra Serrano.

O programa proporciona formação integral e ecoprofissional de jovens estudantes da rede pública de ensino e moradores do entorno de áreas protegidas de Mata Atlântica, nos municípios que integram a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

De acordo com representantes do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paranapiacaba, responsável pela condução do programa na vila, o curso capacita os jovens para atuação no ecomercado de trabalho, de forma a ensiná-los a apropriar-se do local onde moram e realizando atividades que trazem impactos positivos ao meio ambiente e na gestão local. Novas turmas terão início no próximo ano.

RECONHECIMENTO

Em junho, o núcleo, que desenvolve o Programa de Jovens na vila desde 2001, recebeu menção honrosa durante cerimônia comemorativa dos 20 anos de criação da Reserva Biológica do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, realizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;