Política Titulo Clima
Copa afasta materiais de campanha das ruas da região

Cavaletes, bandeiras e santinhos de candidatos ficam fora do primeiro dia de atividade eleitoral

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/07/2014 | 06:44
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O clima da Copa do Mundo parece ter intimidado candidatos da eleição de outubro a espalhar seus tradicionais materiais publicitários pelas ruas do Grande ABC. A equipe do Diário percorreu os principais centros comerciais das cidades de São Bernardo, Santo André e São Caetano e não registrou aparatos como cavaletes, carros de som e cabos eleitorais uniformizados, munidos de bandeiras e santinhos, que tentam ganhar os votos dos 2 milhões de eleitores da região.

A impressão é de que os políticos optaram por não atrapalhar o clima e as decorações do Mundial de futebol, como as ruas pintados de verde e amarelo, as bandeiras da pátria espalhadas e os incentivos a seleção canarinho que disputa a semifinal do torneio amanhã contra a Alemanha. A Copa se encerra no domingo, com a realização da grande final.

A ausência de publicidade nas ruas, entretanto, não significa que os pedidos de voto não esteja em pleno vapor. A maioria dos candidatos aproveitou o primeiro domingo da campanha eleitoral para promover reuniões políticas internas e fazer aparições em eventos.

Ex-prefeito de Diadema e postulante a deputado federal, Mário Reali organizou uma caminhada pelas ruas de seu município. Deputado estadual em busca da reeleição, Orlando Morando (PSDB) acompanhou lideranças de seu partido em evento da Capital e cumpriu extensa agenda de visita a comunidades e reuniões políticas. Outros candidatos também informaram, por meio de redes sociais, cumprirem atividades semelhantes.

Além do fator Copa do Mundo, a emissão dos CNPJs de campanha pela Justiça Eleitoral se dará de forma gradativa e deve influenciar a aparição de publicidade política. Os candidatos precisam do registro para abrirem conta exclusiva para o período e contratar os serviços devidos.

Os 142,7 milhões de eleitores brasileiros terão até o dia 5 de outubro para escolher presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais (70 de São Paulo) e 1.059 deputados estaduais (94 em São Paulo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;