Setecidades Titulo Estação Jovem
Em São Caetano, Estação Jovem faz encontro mensal para troca de livros

Frequentadores garantem leitura de graça em espaço para a juventude

Renata Rocha
Especial para o Diário
07/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Ler uma nova história sem gastar nada, interagir com outras pessoas e trocar experiências e livros. Essas são ações que acontecem no EnconTroca na Estação, reunião mensal que ocorre no Comjuv (Centro de Referência da Juventude de São Caetano) Estação Jovem, que fica na Rua Serafim Constantino, Centro.

“O objetivo é estimular a leitura, além de abastecer o acervo da midiateca que temos aqui na Estação. É bem legal ver tantos jovens trocando livros. Às vezes a pessoa está sem dinheiro para comprar, traz um que já leu e ganha um novo”, disse um dos coordenadores da Estação Jovem Wenndel Sant’Ana.

O encontro acontece uma vez por mês e possibilita a troca não apenas de livros, mas também de revistas, fanzines, cordéis e outros tipos de materiais que estimulem a leitura. Para atrair o público jovem, o dia do encontro é sempre associado a algum evento promovido na Estação Jovem. Neste mês, será realizado no dia 26, junto com o Sanca Sarau, que também ocorre mensalmente. O sarau tem como objetivo estimular a cidadania cultural por meio de experimentações literárias e poéticas musicais. Temas são sugeridos e qualquer pessoa pode participar.

“Para quem não pode vir no dia dos encontros, na midiateca há troca de livros permanente. É só trazer o exemplar de casa e levar um dos nossos. Ou simplesmente passar um tempo aqui no espaço dedicado à leitura”, disse Sant’Ana.

ATIVIDADES

Além dos encontros mensais, a Estação Jovem conta com pista de skate, quadra poliesportiva, aulas de frescobol toda a terça-feira, salas multimídia, e ainda oferece oficinas que variam de acordo com a programação mensal. Há também auditório onde ocorrem apresentações, mostra de filmes, entre outras atividades.

A Estação Jovem abre todos os dias da semana, inclusive feriados. “Sempre trago meu filho aqui. Ele passa horas na pista de skate enquanto fico na midiateca ou faço oficinas para passar o tempo”, disse a dona de casa Ana Clara Medeiros, 32 anos.

PROMOÇÃO

Na última semana foi lançada a promoção que vai dar um álbum de capa dura de figurinhas da Copa do Mundo. Para participar, é necessário tirar uma foto criativa do espaço de convivência e postar na página do Facebook Estação Jovem Comjuv. A foto mais curtida receberá o 1º lugar. Os outros nove mais curtidos também serão premiados. O resultado sai no dia 13, na final do Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;