D+ Titulo
Meu primo é meu melhor amigo!

Já parou para pensar na importância que os filhos dos seus tios tiveram, têm e ainda terão na sua vida?

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Tem primo que é muito mais do que isso. É amigo, parceiro e, às vezes, também cumpre bem o papel de irmão. É com ele que curtimos a infância, passamos pela adolescência e contamos para o que precisar na fase adulta.

Nicolas Feitosa Bertoli, 17 anos, de Santo André, tem sorte. Filho único, ele encontrou nos primos e primas a amizade e cumplicidade que norteiam as relações entre irmãos. “Somos parceiros. Temos os mesmos gostos e nos divertimos juntos. Sempre sabemos o que está acontecendo na vida de cada um”, declara.

O garoto tem onze primos por parte de mãe e três primas por parte de pai. “Lembro da nossa infância na casa da minha avó comendo cachorro- quente, brincando no quintal e jogando videogame. Agora nos reunimos para churrascos, festas e até para ir ao cinema.”
Ramom Feitosa Gonçalves, 18, também valoriza essa união. “Não tenho dúvidas de que meus primos são meus melhores amigos. Não os largarei por nada.” E a convivência entre eles mostra que sempre dão um jeito de ficar em contato, nem que seja pela internet. “O Lucas está fazendo faculdade no Paraná, mas quando ele vem sempre saímos”, conta Calvin Feitosa Rossinhole, 20.

Do lado das meninas, Giovanna Feitosa Rossinhole, 23, irmã de Lucas e Calvin, também adora estar perto dos primos. “Adoro os meninos, mas quando não tenho intimidade de falar alguma coisa com eles, recorro às minhas primas, com quem sempre convivi. Conversamos sobre tudo. Acho essa relação importante e quero levá-la por toda vida.”

Segundo a psicoterapeuta Celina Sevieri, a união da família favorece a proximidade entre primos, mas não garante irmandade. “É preciso que compartilhem cumplicidade e afinidade.”A especialista completa dizendo que faz parte do ser humano a necessidade de ter alguém com quem dividir as etapas da vida. “O primo, assim como o irmão, se encaixa nesse papel. Essas relações favorecem uma fase adulta mais resolvida, que sabe ouvir o próximo e respeitar.”

Amor e admiração superam qualquer desentendimento - Assim como irmãos, os primos têm opiniões contrárias, brigam e ficam sem se falar, mas muitos superam isso porque percebem que a parceria é mais importante. Milena de Aquino Gonçalo, 34 anos, ama tanto seus primos que os escolheu para missão especial: vão ser padrinhos do seu casamento. “Além de amigos, são minha família. Sei que estarão sempre por perto e ao vê-los no altar vou lembrar de uma vida toda.”

A admiração pelos filhos dos tios pode ser tão grande que muitos são protagonistas das primeiras paixões da infância e adolescência. “É comum que o encantamento e a afinidade desencadeiem sentimento diferente. Na maior parte das vezes é passageiro. Eles descobrem que trata-se de carinho de irmão”, comenta a psicoterapeuta Celina Servieri.

Nas telonas...
Alguns longa-metragens mostram a relação de amizade, companheirismo e até de amor entre primos. Você lembra de algum que não esteja na lista abaixo?

> Os Primos (1959)
> Meu Primo Vinny (2002)
> Uma Nova Balada (2005)
> Meus 15 Anos (2006)
> Primo Basílio (2007)
> Os Primos (2011)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;