Memória Titulo
O mais grandioso monumento da cidade

A origem do monumento dedicado a Nossa Senhora das Graças...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


A origem do monumento dedicado a Nossa Senhora das Graças foi uma promessa de Ruyce Ferraz Alvim. Ela pediu aos filhos que construíssem uma igreja à sua santa de devoção. Nesses mais de 60 anos desde a sua inauguração festiva, o monumento permanece vivo, ganha ramalhetes de flores cotidianamente, é visitado e fotografado. À noite ganha mais vida ainda, quando as luzes coloridas que adornam o monumento são acesas.

As pessoas acostumaram-se a dizer: "Vamos à Santa". E Santa ficou, simplesmente isso.

Ponto 5, a santa
Depoimento: Walter Adão Carreiro

O monumento de Nossa Senhora das Graças foi inaugurado em 12-6-1949 pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota. Gente importante prestigiou o ato, como o jurista Miguel Reale, inspirador do nome ‘Diadema' ao município. Centenas de crianças também compareceram.

Crônica de Mauá
Depoimento: Luadir Lino Grechi

Fora do eixo central de Mauá, Vila Lisboa. Ali o visitante tem acesso a pontos como a Estrada do Sapopemba, que interliga o Grande ABC à Zona Leste paulistana, e à adutora Rio Claro. Há, na Vila Lisboa, uma industria de porcelana chamada Mizuno, de porcelana fina. Outra referência, Sete Cruzes. É a estrada que interliga Sapopemba, Ribeirão Pires e o entroncamento para Suzano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 20 de dezembro de 1981

Especial - As artes plásticas, por puro prazer. Texto: Roberto Gazzi; fotos: Luciano Vicioni. São entrevistados e fotografados os artistas andreenses Ary Saponara, Euclides Rios, Jean Louis Blanc e Sinval Soares.

Reportagem social - Acisbec em compasso festivo; sol e samba animam a Engenharia do ABC; jantar reúne classe médica do Grande ABC; despachantes comemoram fim do ano.

Crônica 1 (Guido Fidelis) - O velho encontra alegres jovens quando passeia a tristeza de sua solidão.

Crônica 2 (Oto Diringer) - A bronca do mineiro Waldemar contra esse jogo do amigo-secreto.

Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - Os robôs.

Cinema - Os Saltibancos em cinco cinemas do Grande ABC.

EM 21 DE DEZEMBRO DE...

1866 - Nascimento da professora Ermínia Lopes Lobo, hoje nome de escola em Santo André.

1911 - Criadas as Paróquias de Santo André e Ribeirão Pires. O centenário de ambas é hoje, mas ao longo do ano suas comunidades têm marcado a efeméride de forma múltipla, com publicações, exposições e, principalmente, oração e louvor aos que levaram o projeto adiante ao longo das gerações.
Santo André e Ribeirão Pires são as duas mais antigas paróquias do Grande ABC, depois da Paróquia da Boa Viagem, esta criada em 1812 e que celebrará o seu bicentenário no ano que vem.

1931 - Nasce em Rio Grande da Serra, a advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, orientadora da memória em especial para assuntos da sua cidade.

1963 - Mauá e Ribeirão Pires desmembram-se da Comarca de Santo André

Trabalhadores
Nascem em 21 de dezembro:

1921 - João Bertão Filho, de São Paulo. Operário em fábrica de adubos. Residia à Rua África, sem número, em Santo André.

1928 - Manoel Bayardo. Pedreiro da Rhodia. Residia à Rua Independência.
Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 
Dia do Artista Profissional e Dia do Atleta.

SANTOS DO DIA

André Dung, Glicério, Pedro Canísio, Pedro Thi e Temístocles.

São Pedro Canísio (Ducado de Geldern, atual Holanda, 1521 - Friburg, atual Suíça, 1597). Sacerdote, professor, pregador, doutor da Igreja.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

É NATAL!
O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

RESPOSTA DE ONTEM
O presépio ontem aqui focalizado refere-se à Paróquia São José Operário, abrigando no interior da igreja, no Jardim Bela Vista 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;