Internacional Titulo
EUA vão encontrar iraquianos suicidas, diz general
Por Do Diário OnLine
31/03/2003 | 10:21
Compartilhar notícia


O general americano Vicent Brooks afirmou nesta segunda-feira que as forças americanas não vão se intimidar diante da ameaça de ataques suicidas, lançada no domingo pelo regime iraquiano. Segundo ele, as tropas aliadas vão localizar os suicidas mas sem atacar deliberadamente alvos civis. "Ninguém mata mais iraquianos agora que o regime", disse.

Em entrevista coletiva concedida na sede do Comando Central dos EUA no Qatar, Brooks minimizou os efeitos de possíveis ataques suicidas que, segundo ele, não conseguem provocar perdas em massa. "É uma tática de terror, não vai ter sucesso. Uma explosão de carro-bomba não vai nos paralisar", disse.

Quanto aos indícios de que o regime iraquiano estaria preparando um ataque químico contra as tropas americanas, Brooks disse que a notícia de que foram encontradas roupas de proteção contra esse tipo de ataque é apenas "mais uma peça no mosaico". "Não podemos determinar o que eles vão fazer", admitiu. Porém, ele disse que há equipes preparadas para se proteger da ameaça.

Brooks evitou informar números sobre as baixas da Guarda Republicana do Iraque, a tropa de elite de Saddam Hussein, que já está travando combates com militares americanos no sul de Bagdá. Ele informou que várias divisões da Guarda Republicana estão sendo atacadas, mas disse não ser possível detalhar essas ações.

Como de costume, o general americano fez um novo balanço dos avanços americanos no Iraque. Ele afirmou que estão sendo destruídos equipamentos anti-aéreos no oeste do território iraquiano e informou que outros trajes de proteção contra armas químicas foram encontrados em Najaf, ao sul de Bagdá. Também foram exibidas imagens de destruição de tanques iraquianos e centrais militares, assim como de buscas que estão sendo realizadas em navios atracados na região sul do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;