Setecidades Titulo
Prevenção é arma para combater câncer de pele
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
03/12/2004 | 09:29
Compartilhar notícia


Prevenção desde a infância. Esse é o enfoque principal da 6ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, que será organizada durante este sábado, no Ambulatório de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. O trabalho é feito sob coordenação da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). O alerta está relacionado à conclusão de que um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença na fase adulta é a exposição cumulativa ao sol durante os 10 primeiros anos de vida.

O público vai receber orientações e diagnósticos de uma equipe formada por cerca de 20 profissionais, das 9h às 15h. Os números passados pela SBD merecem atenção. Atualmente, entre os casos de tumores malignos registrados no país, 25% são de câncer de pele.

“Caso for detectado o tumor e o paciente não tiver convênio médico, será cadastrado no ambulatório para iniciar tratamento”, explica o coordenador da campanha no Grande ABC, o dermatologista Francisco Macedo Paschoal. No ano passado, participaram cerca de 200 pessoas na campanha na região. Foram detectados dois melanomas, que é a forma mais preocupante de câncer de pele.

Confira detalhes sobre a campanha:

A Campanha ocorre neste sábado, das 9h às 15h, no Setor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC (avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André). Casos confirmados da doença serão encaminhados para tratamento.

Definição de câncer de pele
- O câncer de pele é o crescimento descontrolado de células da pele com formato irregular, que varia do chamado carcinoma basocelular até a forma mais grave, o melanoma.
- A principal causa da doença é a radiação ultravioleta provocada principalmente por exposição contínua aos raios solares ou a cabines de bronzeamento artificial.
- Geralmente atinge pessoas acima dos 40 anos que tenham pele, cabelo e olhos claros, com sardas ou que tiveram exposição contínua ao sol até os primeiros 20 anos de vida.

Dicas de prevenção desde a infância
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.
- Antes da exposição, passar na pele protetor solar com fator mínimo de proteção 15 e que bloqueie os raios UV-A. Repassá-lo após entrar na água ou suor excessivo.
- Usar também regularmente chapéu, guarda-sol e óculos escuros ao se expor ao sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;