Internacional Titulo
Suprema Corte da Ucrânia pode determinar novas eleições
Do Dário OnLine
Com AFP
02/12/2004 | 08:30
Compartilhar notícia


A Suprema Corte da Ucrânia pode determinar nesta quinta-feira a realização de novas eleições presidenciais. A decisão será baseada na análise das ações que questionam a validade do resultado final do pleito, ocorrido dia 21 de novembro, que elegeu Viktor Yanukovich, candidato pró Rússia, e derrotou o oposicionista Viktor Yushchenko.

Nesta quarta-feira, o parlamento ucraniano aprovou uma proposta que solicita a destituição de Yanukovich. Os deputados referendaram ainda a criação de um 'governo de confiança', em lugar do atual gabinete. Se o presidente Leonid Kuchma seguir a decisão do Parlamento, Yanukovich será demitido e substituído por um interino – provavelmente Volodymyr Lytvyn.

A oposição, liderada pelo derrotado Yushchenko, já havia tentado votar uma moção de censura contra Yanukovich na terça, no entanto, não houve quorum suficiente. Desta vez, com plenário cheio e garantia de voto secreto, os deputados aprovaram a proposta por 229 votos contra 226.

Festa - A vitória oposicionista foi motivo de muita festa nas ruas da capital Kiev. Os eleitores de Yushchenko dançaram nas ruas da Praça da Independência e assistiram a uma enorme queima de fogos. O candidato derrotado foi o grande personagem das celebrações ao cantar o hino da Ucrânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;