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Empresas apostam na terceira idade
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
13/11/2005 | 08:44
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Se encontrar emprego após os 40 anos já se constitui num grande desafio para o trabalhador, o ingresso no mercado de trabalho após os 60 soa como praticamente impossível. Entretanto, para provar que idade não deve ser limite para o trabalho e com o objetivo de promover ações de marketing e responsabilidade social na comunidade, grandes empresas investem em programas de contratação para o público da chamada terceira idade.

Os idosos representam 9,6% da população brasileira e totalizam 16,7 milhões de pessoas, de acordo com dados de 2004 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo projeções do instituto, até 2010 serão cerca de 25 milhões. Na Região Metropolitana de São Paulo, 1,7 milhão de pessoas têm acima de 60 anos, sendo que 63,2% são os responsáveis pelo sustento da família.

A presença de idosos no mercado de trabalho também tem crescido nos últimos anos. De acordo com levantamento do Dieese e da Fundação Seade, em 2004, do total das pessoas com mais de 60 anos na Região Metropolitana, 22% pertenciam à PEA (População Economicamente Ativa), contra 21,5% em 1998. Isso significa que 376 mil pessoas com mais de 60 anos eram economicamente ativas no ano passado contra 297 mil em 1998. “No período analisado, houve perda de renda dos trabalhadores. Muitos aposentados foram obrigados a voltar para o mercado de trabalho para tentar manter o padrão de vida familiar”, explica Patrícia Lino Costa, economista do Dieese. Em 2004, do total de desempregados, 1,7% tinham 60 anos ou mais.

Programas – O Grupo Pão de Açúcar iniciou em 1997 um projeto-piloto para empregar funcionários com mais de 55 anos. A experiência agradou empresa e clientes e as oportunidades deixaram de ter caráter especial e começaram a ser inseridas na rotina de seleção do grupo. Hoje, a empresa emprega cerca de 1,5 mil funcionários neste perfil no país.

“Geralmente, os candidatos selecionados trabalham em cargos ligados ao atendimento a clientes”, afirma a diretora de Planejamento de Recursos Humanos, Marília Parada.

As oportunidades são oferecidas ao longo do ano para pessoas que morem perto de lojas da rede. “O programa atende a todos os envolvidos. Os candidatos conseguem uma oportunidade para retornar ao mercado de trabalho. Os clientes comprovam que a empresa tem ações de responsabilidade social. E o grupo ganha, por que estes funcionários são extremamente produtivos, assíduos e bem humorados”, diz.

O Grupo Wal-Mart Brasil também mantém uma política para contratar pessoas acima de 55 anos. Nas quatro lojas do grupo no Grande ABC – dois Supercenters e dois Sam’s Club – existem 28 pessoas participando do programa. O funcionário exerce a função de Greeter, recepcionando clientes, entregando folhetos com as ofertas da loja e auxiliando clientes na compra de produtos. “Eles conseguem desenvolver o trabalho com bastante desenvoltura, pois ao longo da vida foram consumidores e possuem grande experiência”, diz a diretora de Assuntos Corporativos, Daniela De Fiori.

Oportunidades para idosos também podem ser encontradas na rede de restaurantes da Pizza Hut. A empresa lançou, em outubro de 2002, o programa Atividade, que abre oportunidades de trabalho para pessoas com mais de 60 anos. O objetivo é dar oportunidade a pessoas idosas de continuar ativas profissional e socialmente.




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