Setecidades Titulo SOS Bairros
Troncos de árvores são alvos de reclamações há três anos

Moradores de Santo André pedem remoção de tocos deixados em calçadas pela Prefeitura

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
15/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Yasmin Assagra/DGABC


 Moradores de  três bairros de Santo André – Campestre, Capuava e Parque Novo Oratório – reclamam, há pelo menos três anos, de tocos de árvores deixados nas calçadas após a remoção do vegetal por parte da Prefeitura. A população alega que já foram realizados 50 pedidos de retirada dos troncos, que atrapalham a passagem de pedestres e até causam acidentes, sem sucesso.

O desempregado Luiz Carlos Pinheiro, 55 anos, é morador do bairro Capuava e avalia que o serviço prestado pela Prefeitura é de descaso com a população, tendo em vista a situação das calçadas e vias públicas. “Quando solicitamos uma poda de árvore, acreditamos que ela seja feita até a raiz e não pela metade. Muitos troncos atrapalham a passagem e idosos se machucam ao tentar passar”, ressalta o morador. 

Pinheiro comenta que foi solicitar a retirada de tocos na Prefeitura e foi informado que era necessário registrar um protocolo para cada tronco. “Foram mais de 50 (protocolos) feitos. Eles estipulam um prazo, mas não resolvem.”

No mesmo bairro, a dona de casa Roseli da Silva, 56, destaca que o toco de árvore próximo de sua casa é derivado de vegetal cujos galhos caíram em cima de um carro há quatro meses. A administração cortou a árvore, mas deixou o tronco no local. “Ninguém passa pela calçada. Precisa desviar pela rua”, destaca. 

A Prefeitura de Santo André informou, por meio de nota, que a retirada dos troncos é a última fase da remoção de uma árvore. O serviço, que demanda equipamento específico, conta com programação especial sete dias por semana. A administração observou ainda que busca novas tecnologias para agilizar o trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;