Memória Titulo COLUNA
A arte operária de Natalino Vertematti

As ferramentas centenárias feitas com pedaços de madeira de lei podem ser vistas até o fim do mês no Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“As plainas formam uma família. Foram feitas com o uso de pedaços de canela, maçaranduba, aroeira, espécies comuns no passado da região, tanto que com estas e outras árvores nasceu a indústria moveleira local, e não só em São Bernardo – Santo André e São Caetano tiveram numerosas fábricas de móveis e marcenarias e carpintarias.

Cf. Memória, 12-2-2018

Flávio Vertematte, filho de Natalino, guardou as ferramentas do pai. Cuidou e identificou cada peça. E deu a elas o melhor destino, o museu da cidade, que abriu uma bela exposição.

Claudinei Plaza, editor de Fotografia do Diário, foi ao museu e fez um verdadeiro ensaio fotográfico. Vale uma visita, à sala especial. Depois, percorra todo o museu, que está lindo e receberá você de braços abertos.

- As ferramentas de Natalino Vertematti 

- Exposição do Museu de Santo André 

- Local: Rua Senador Flaquer, 470

- Visitação: até 31 de janeiro

- Entrada franca

Um são-caetanense em Portugal

Um Olhar Jamais Visto – Fotos ampliadas em azulejos focalizando monumentos históricos de Portugal

Autor: Antonio Coelho

Local: Consulado de Portugal

Endereço: Rua Canadá, 324, Jardim América, São Paulo

Abertura: sábado, 18 de janeiro

Horário: 15h

Entrada franca

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de janeiro de 1990 – Ano 32, edição 7276

Grande ABC – Cerca de dez pessoas somem diariamente na região.

Contexto (Lívio Rodrigues) – Prefeitos do PT começam a rasgar suas fantasias.

São Caetano – Prefeitura estuda cemitério vertival por falta de área.

Carnaval 90 – Escola de Samba Vila Alice, de Santo André, vai homenagear o seringueiro Chico Mendes.

Vestibulares – Imes, de São Caetano, tem prova especial para cegos.

Automobilismo (Cleide Silva) – Pela primeira vez na história do setor de autopeças, um grupo que se autodenomina a favor da modernização das empresas e defensor das pequenas e médias empresas começa a ganhar corpo e a conquistar adeptos.

A União pela Modernização da Indústria de Autopeças, fundada oficialmente em julho de 1989, congrega hoje cerca de 80 empresários, mais de dez do Grande ABC, e o número de simpatizantes tem aumentado a cada terça-feira, quando são realizados, em São Paulo, encontros entre os associados.

Em 5 de janeiro de...

1920 – Em sessão solene na Câmara Municipal de São Bernardo tomam posse cinco dos seis vereadores eleitos: José Luiz Flaquer, Saladino Cardoso Franco, Italo Setti, João Domingues Perrella e João Baptista de Oliveira Junior; faltou à posse Alberto Blumer.

Os pares elegeram José Luiz Flaquer presidente e Italo Setti vice; Saladino foi reconduzido ao cargo de prefeito e Perrella, vice-prefeito. 

1940 – A Segunda Guerra. Do noticiário do Estadão: a Bélgica e a Holanda, temerosas de uma possível agressão, tomam urgentemente medidas de defesa.

1960 – Tão logo assumiu a Prefeitura de São Bernardo, o prefeito Lauro Gomes dispensou cerca de 200 servidores. Quase todos os casos referem-se a trabalhadores que tiveram seus contratos vencidos e que não foram renovados.


Hoje

- Dia dos Adultos

- Dia Internacional do Compositor

Santos do dia

- Arnaldo Janssen


Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 15 de janeiro:

- No Maranhão, Lima Campos

- No Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Paraíba do Sul

- Na Paraíba, Ouro Velho

- Em Minas Gerais, Ouro Verde de Minas, Piedade de Caratinga e Unaí

- Na Bahia, Pilão Arcado

- No Rio Grande do Sul, Veranópolis 

Fonte:IBGE. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;