Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Rio Grande da Serra celebra oferta de serviços de lazer e saúde gratuitos

Último evento do ano da ação social do Diário foi realizado na EE Alziro Barbosa Nascimento, sábado

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


“Fiquei espantada com a qualidade dos serviços oferecidos. Nunca tinha participado de um evento como este. Estou muito agradecida porque aqui, no nosso bairro, falta tudo, desde asfalto decente, lazer e cultura até atendimentos de saúde, como esses oferecidos aqui.” Foi assim que a dona de cada Talita Medeiros, 30 anos, definiu o projeto social Diário nos Bairros, que encerrou o ano na EE Alziro Barbosa Nascimento, na Vila São João, em Rio Grande da Serra, no sábado.

A ação social gratuita, que aconteceu das 9h às 15h, disponibilizou atividades diversas para público de todas as idades nas áreas de saúde, lazer, esporte, cultura e serviços. Entre elas, as aulas de tênis de mesa com o Bunka Santo André. “Estamos sempre aqui por causa da Escola da Família (que abre as portas aos fins de semana para realizar atividades de educação, esporte e lazer com as crianças da comunidade), mas quando um programa como o do Diário nos prestigia o movimento é maior, porque une outros serviços, direcionados aos pais, inclusive. Então, é sempre bom”, define Ailton Carvalho, professor de tênis de mesa.

Na quadra esportiva da unidade escolar, além da cama elástica e dos brinquedos infláveis disponíveis, crianças e adultos se apresentavam cantando. Eles fazem parte do projeto Arte Movimento. “A ideia é trazer educação musical para a garotada, incentivando a participação em festivais e dando espaço à música black, o estilo dos grande corais (norte) americanos”, explica o produtor, professor de música e um dos responsáveis pelo projeto, Jonatas Prisanto. 

Outro parceiro do Diário que marcou presença foi o Ginga Juventude, que atua no Grande ABC levando aulas de capoeira. O contramestre Brandão explica que o objetivo é levar a cultura, a história e o desenvolvimento motor por meio da capoeira aos alunos. “Precisamos tirar a molecada da rua, do tráfico, da ociosidade. Capoeira faz bem ao corpo e à mente. E o nosso sonho é expandir esse trabalho de formiguinha às outras cidades da região.”

Atividades de saúde e beleza são destaque

A EE Alziro Barbosa Nascimento, na Vila São João, em Rio Grande da Serra, disponibilizou suas salas de aula, no sábado, para a oferta dos serviços gratuitos oferecidos pelo Diário nos Bairros. 

Entre as opções estava o pessoal do Instituto Constelação, de Santo André, com equipe de técnicos de enfermagem para aferir pressão arterial e medir a taxa de glicose (açúcar) no organismo. “É uma comunidade muito carente. Muitos nem sabem quando são hipertensos. Essa parceria nos possibilita alertar essas pessoas a procurar ajuda médica”, assinala Rogério Tunin, técnico em enfermagem.

Em outra sala, equipe de 13 pessoas do Instituto Academia do Visagismo, de Mauá, levou corte de cabelo feminino e masculino, design de sobrancelha, esmaltação de unhas e barbearia para o local. “Desde que fundei essa escola, que oferece cursos rápidos para pessoas que não têm condições, me propus a participar de projetos sociais, porque nossos serviços podem mudar a realidade das pessoas para melhor”, considera Domênico Bonfim.

Alguns dos participantes também aproveitaram para fazer teste oftalmológico, como foi o caso do operador de máquinas Egmar da Silva Santos, 23 anos. “Soube do evento e resolvi vir. Acho que é uma boa oportunidade de as pessoas se cuidarem gratuitamente.” O serviço ficou nas mãos da Ótica Ultra Visão, de Mauá.

Atendentes da Nemawashi Cosméticos cuidaram da mulherada, que puderam realizar limpeza de pele com os produtos e também considerar a oportunidade de se tornar revendedora e ter renda extra. 

Ao fim do evento, dez cestas básicas foram sorteadas, além de dez pares de ingresso para o cinema. “Tudo isso faz diferença na vida das pessoas que moram aqui”, disse Gerson Luiz Daneluci, professor articulador do Programa Escola da Família na unidade.

OPORTUNIDADE

"Manter a escola aberta aos fins de semana, ainda mais com um projeto social como o Diário nos Bairros, muda a perspectiva dos moradores. Esse espaço é tudo o que eles têm de lazer. É o clube deles."

Gerson Luiz Daneluci, professor articulador da Escola da Família




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;