Setecidades Titulo SOS Bairros
Moradores temem queda de árvore doente na Vila Alpina

Embora espécime esteja tombando, Prefeitura se nega a removê-la; munícipes reclamam

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Moradores da Rua São Miguel, na Vila Alpina, em Santo André, solicitam, há pelo menos dois anos, remoção de uma árvore da espécie tipuana, com cerca de 80 centímetros de diâmetro e 16 metros de altura. Conforme os vizinhos, existe o receio de que o vegetal caia durante tempestade, tendo em vista que está com as raízes erguidas e sua estrutura tombando para o lado da rua.

Segundo os munícipes, a espécime foi condenada pela Prefeitura há cerca de oito meses. “Além de levantar a calçada, ela está caindo. Perigoso para nossos vizinhos e também para pessoas que passam pela região”, ressalta o aposentado Roberto Atanazio, 71 anos, morador do local há 34. 

A comunidade destaca ainda que o receio de acidentes aumenta durante o verão, período caracterizado pela ocorrência mais constante de chuva forte com vento. “Depois da condenação, a Prefeitura só fez vistoria e mais nada. Precisamos de solução”, destaca Atanazio. 

Questionada, a Prefeitura de Santo André ressaltou que a árvore citada pela comunidade “não teve sua remoção aprovada”. A administração observou que a espécime não possui problemas fitossanitários aparentes ou motivos que autorizem sua remoção. Porém, promete que será realizada tomografia computadorizada na tipuana mencionada pelos moradores para verificar se há algum problema no cerne. 

Embora a árvore também esteja localizada em área próxima à fiação elétrica, a Enel Distribuição São Paulo informou que ainda não recebeu ofício da administração para a poda no endereço informado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;