Memória Titulo
Eles contaram a história do sindicalismo

Memória de hoje é oferecida a Philadelpho Braz. Coube a ele, em 1979, reunir sindicalistas históricos para uma entrevista

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória de hoje é oferecida a Philadelpho Braz. Coube a ele, em 1979, reunir sindicalistas históricos para uma entrevista coletiva ao Diário. Participaram: Andreotti, Guillen, Petransan, Pedro Daniel, Phila e uma então nova liderança, José Cicote. E o que se escreveu foi um capítulo da verdadeira nova história.

* * *

Na noite de 18 de setembro de 1979, o Diário promoveu mesa-redonda na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC com o objetivo de levantar notícias históricas acerca da evolução do movimento sindical regional. Vivia-se a fase áurea dos metalúrgicos do Grande ABC diante do regime militar. Lula à frente. E o que se questionava é que, bem antes dos metalúrgicos, o Grande ABC já tinha uma história social muito forte, mesmo que adormecida nas brumas do tempo.

Foi possível, naquela noite, reunir lideranças históricas do sindicalismo, e as gravações realizadas renderam várias reportagens especiais nos domingos seguintes. Hoje, aquele material publicado fornece subsídios importantes para entender o novo sindicalismo aqui praticado.

Entre os presentes, Marcos Andreotti, cuja história se constitui em verdadeiro elo entre o antigo anarco-sindicalismo, a Aliança Nacional Libertadora e o sindicalismo oficial surgido com a Era Vargas. Nomes como Miguel Guillen trouxeram uma prática de vida do campo para a cidade industrial. Já aposentado, e à frente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados, Guillen buscava semear associações rurais pelo interior afora - como uma espécie de retorno às suas origens.

José Cicote era diretor ativo dos Metalúrgicos e dali sairia para representar o Grande ABC na Assembléia Legislativa (duas vezes), na Câmara Federal e na Prefeitura de Santo André, já como vice-prefeito na primeira administração Celso Daniel (1989-1992).

Completavam a mesa Antonio Petransan Filho (Ferroviários), Pedro Daniel de Souza (Construção Civil e Mobiliário) e Philadelpho Braz, porta-voz do grupo e que, nos anos seguintes, participaria da fundação do Gipem - Grupo Independente de Pesquisadores da Memória -, oferecendo toda uma prática sindical e trabalhista aos militantes que se propunham a estudar e a entender a formação histórica regional.

Um resumo do que foi discutido na mesa-redonda de 30 anos atrás já repassamos, aqui em Memória, em pílulas, em edições anteriores. Faltava trazer as fotos de então, cujos negativos localizamos no Banco de Dados do Diário.

Repetimos o que escrevemos em outras ocasiões: todo o novo sindicalismo brasileiro nascido a partir do Grande ABC nos anos 1970 está devidamente documentado e guardado no Diário, na coleção do jornal e no seu acervo iconográfico - do gênero, o mais completo da imprensa nacional. Cada assembleia, reunião, passeata, greve, independentemente da categoria profissional, tem o seu registro no Diário, dia a dia, envelope a envelope. Pela quantidade de fotos feitas em cada ocasião, a maioria delas permanece inédita.

A mesa-redonda de 1979 foi coordenada pela Editoria Geral, a Setecidades de hoje. Participamos ao lado dos jornalistas Oto Diringer e Carlos Aparecido Galli e do repórter-fotográfico Reis, autor das imagens que reproduzimos mais de três décadas depois.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 15 de novembro de 1979

O Diário não circulou em 16 de novembro de 1979, por causa do feriado da véspera.

São Bernardo - Prefeitura abre hoje na Vera Cruz a 1ª Feira Industrial e Comercial.

Homenagem - Samuel Klein, da Casas Bahia, eleito Comerciante do Ano em São Caetano.

Religião - Seminário Presbiteriano Conservador, de Riacho Grande, celebra 25 anos de fundação.

Cultura - Começa hoje, na Fundação das Artes, em São Caetano, o 7º Festival Amador do Tijucuçu.

TV - O ator Israel Ferez, que começou carreira em 1973 no Grande ABC, faz parte do elenco da peça "A mãe e o filho da mãe", de Wander Piroli, que será apresentada amanhã na TV Cultura.

Futebol - Ontem, no Baetão, pela Taça Amizade, Aliança 2, Saad 0.

EM 16 DE NOVEMBRO DE...
1889 - Instalado o Governo Provisório no Estado de São Paulo, antiga Província.

1944 - Inaugurado o primeiro telefone público do Distrito de Mauá, na Rua Rio Branco, em estabelecimento da família Pereira e bem perto da estação ferroviária.

1969 - Casas Bahia, com o apêndice "Comercial" no nome, inaugura sua quinta e maior unidade, à Avenida Conde Francisco Matarazzo, 564, onde tem sede até hoje, em São Caetano.

HOJE
Dia Nacional de Combate ao Racismo, Dia Internacional da Tolerância e Dia da Síria.

SANTOS DO DIA
Elpídio, Gertrudes, Margarida da Escócia e Rufino.
Gertrudes foi uma das maiores místicas da Idade Média. Teve, aos 25 anos, a primeira das visões. Propagou a celebração litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Faleceu em Helfta, Alemanha, em 1302. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;