Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Estalar os dedos faz mal?

Mania também pode refletir em movimentos de articulações de outras partes do corpo

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
13/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


O hábito de estalar os dedos das mãos não é ruim para a saúde dos ossos nem das articulações do corpo, desde que seja algo feito de vez em quando e não constantemente. Caso contrário, o movimento pode, sim, causar lesões nos ligamentos (conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos). A ação também não é capaz de engrossar os dedos, apesar da ‘informação’ popular correr entre diversas famílias e grupos de amigos.

O som proveniente do estalo é devido à movimentação de gases presentes nas articulações. Há um líquido, chamado de sinovial, responsável por lubrificar as juntas e nele se formam pequenas bolhas – que originam outras maiores. No momento em que se flexiona os dedos, esses gases se deslocam entre o líquido e causam a ‘explosão’ dessas bolhas, originando o estranho som característico.

A mania pode estar relacionada a complicações como estresse e ansiedade. Esse tipo de ‘agitação’ também reflete em hábitos negativos, como ranger os dentes ou roer as unhas. Por isso, é importante se conhecer e tentar realizar outras atividades que não coloquem em risco o bem-estar e a saúde.

Não são somente os dedos que estalam. Há quem force pescoço, joelhos e a coluna, por exemplo. É importante que, principalmente, adultos e idosos tenham cuidado com certos movimentos, uma vez que certas ações mexem com áreas sensíveis, caso dos vasos sanguíneos cervicais (que transportam sangue pelo corpo), o que pode causar sérios danos à saúde se existirem movimentos bruscos.

Consultoria de Wilson Lino Junior, médico ortopedista pediátrico do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo.

Após grandes estalos, a articulação demora cerca de 15 minutos para que os gases se formem novamente e voltem a fazer maior barulho;

Adultos e idosos costumam gerar estalos depois de um tempo quando ficam sentados, por exemplo, assistindo televisão. Desligue tudo e fique de ouvidos bem abertos para tentar escutar a movimentação das articulações quando levantam e agacham. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;