Economia Titulo
Fusão entre Corus e CSN é desfeita
Do Diário OnLine
13/11/2002 | 09:44
Compartilhar notícia


A siderúrgica anglo-holandesa Corus anunciou nesta quarta-feira que a fusão proposta no dia 17 de julho com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está desfeita. Entre os motivos apresentados pela Corus para pôr fim à transação estão as incertezas nos mercados financeiros de todo o mundo.

Em um comunicado, a anglo-holandesa afirma também que a demanda por aço na Grã-Bretanha e na Europa não estão nos níveis previstos pela empresa. A companhia informou ainda que prevê fechar o segundo semestre com um prejuízo operacional de aproximadamente 152 milhões de libras esterlinas.

Segundo a agência Reuters, um porta-voz da companhia citou a volatilidade da moeda brasileira e a aversão de credores ao risco como razões para a decisão de cancelar o acordo. “A companhia disse que dada a turbulência dos últimos meses, o melhor para os acionistas seria tomar a decisão agora”, afirmou o porta-voz à Reuters.

No entanto, segundo informações da Rede Globo, assessores da CSN afirmaram que a decisão de cancelar a fusão foi da empresa brasileira. Eles afirmaram que os resultados negativos da Corus nos últimos meses deixaram o acordo pouco atraente.

Com o acesso ao minério de ferro brasileiro, a Corus esperava economizar cerca de US$ 250 milhões por ano. A fusão criaria uma gigante do setor de siderurgia, com uma produção anual de cerca de 23 milhões de toneladas. A finalização do processo de fusão estava prevista para março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;