Setecidades Titulo Santo André
Plantão 24 horas no 6º DP começa em fevereiro

Mudança prevê criação de Quarteirão da Segurança na Vila Mazzei, beneficiando 250 mil pessoas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Primeiro equipamento do tipo no Grande ABC, o Quarteirão da Segurança de Santo André deverá abrir as portas em fevereiro. O futuro equipamento, que ficará localizado onde atualmente está a sede do 6º DP (Vila Mazzei), permitirá que cerca de 250 mil moradores do entorno da Vila Luzita, área mais populosa da cidade, passem a contar com plantão 24 horas da Polícia Civil. Hoje, pessoas que residem no entorno do bairro precisam se deslocar até o Centro da cidade para lavrar boletim de ocorrência fora do horário comercial.

A medida faz parte de projeto avalizado pelo governo do Estado em dezembro do ano passado que prevê a reclassificação da delegacia de forma que garanta a transferência do plantão policial existente hoje no 4º DP (Centro) até a futura instalação do Quarteirão, expandindo o atendimento da corporação para áreas mais afastadas do município.

Com a mudança, o 4º Distrito Policial, situado na Rua Catequese, passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 19h30, e as ocorrências fora deste horário deverão ser atendidas pelo 1º DP (Centro), localizado a um quilômetro e meio de distância.

Um ano após o projeto ser aprovado, o futuro Quarteirão da Segurança passa, no momento, por pacote de melhorias para readequações de sua estrutura. Até o momento, segundo a Prefeitura, foram refeitos o telhado onde estará a nova sala dos delegados e investigadores, assim como a troca da cobertura do prédio.

No pavimento superior, a fim de atender o aumento da demanda, obras para reforma dos sanitários públicos foram realizadas nos últimos meses, incluindo serviços de hidráulica, elétrica, forro e revestimento. Uma copa para os funcionários foi construída ainda nas dependências do prédio. Todos estes serviços, executados pela FIG Incorporadora e Construtora, contam com investimento de R$ 800 mil vindos do cofre do município.

Atualmente, a abertura do prédio depende de reforma de pisos e serviços de elétrica, na futura área que abrigará os cartórios. No pavimento térreo, o piso e divisórias serão refeitos. Já o elevador que será instalado no local está em fabricação.

Na avaliação do prefeito Paulo Serra (PSDB), a mudança trará impactos positivos também no policiamento ostensivo da região, já que as viaturas da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Municipal) que atuam na região da Vila Luzita poderão apresentar suas ocorrências no próprio Quarteirão. “Será um modelo de delegacia que a atual gestão quer levar para toda a cidade, aproximando ainda mais a atuação da guarda municipal com a PM e Polícia Civil em um único espaço, que contará ainda com atendimento de psicólogos e psiquiatras”, enfatiza ao chefe do Executivo, ao destacar que o modelo vai ao encontro da proposta do governador eleito João Doria (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;