Setecidades Titulo Em São Caetano
Obra contra enchentes beneficiará os bairros Santa Paula e Barcelona

Saesa define empresa de engenharia que vai elaborar projeto básico

Juliana Stern
Especial para o Diário
30/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano já definiu a empresa de engenharia que será responsável pela elaboração de projeto básico para obras de combate às enchentes na região afetada pelas cheias do Córrego do Moinho, entre as avenidas Goiás e Presidente Kennedy. O investimento inicial está previsto em R$ 145 mil.

As cheias do córrego afetam partes dos bairros Santa Paula e Barcelona, áreas nas quais os moradores já esperam por problemas a cada tempestade. Secretária de uma loja de coifas, Rosimeire Oliveira, 33 anos, conta que as enchentes já estragaram móveis, eletrodomésticos e até um carro de entregas da empresa.

“Se chove forte, não precisa de muito tempo para a água entrar na loja. Isso é uma certeza. Já estragou geladeira e o motor de um carro que a gente tinha para trabalho, entre outros estragos ”, lembra a secretária.

Funcionário de outro comércio, o ajudante Evandro Rodrigues, 34, conta que quando ameaça chover forte a loja até fecha mais cedo, para evitar que os trabalhadores fiquem ilhados. “Se chove vamos embora mais cedo porque não dá para saber quanto tempo a chuva vai durar, nem quando a água vai baixar o bastante para sairmos”, diz.

Outra que sofre com as enchentes frequentes é a aposentada Magnólia Rubem de Macedo, 60, que reformou seu quintal para que a água não entrasse em sua casa. “Nem precisa chover muito para começar a encher. Reformei o quintal para o terreno ficar mais alto e não ter nenhum prejuízo, porque os vizinhos sofrem sempre com isso”, comenta a moradora.

Apesar da expectativa em torno da obra em estudo pela administração municipal, a população se mantém cética quanto a uma solução definitiva. “Falta muito ainda”, desabafa João Ignácio Vilas Boas, 90, morador há 73 anos do município.

O contrato entra o Saesa e a Consulterra ainda não foi assinado, mas a empresa de engenharia terá, a partir da formalização, 60 dias para a apresentação de um plano de obras para a contenção de enchentes no Córrego do Moinho. O início, assim como a duração e custos das obras, serão definidos após a aprovação do projeto base.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;