Setecidades Titulo Expedição
Billings apresenta leve melhora
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A quinta semana da Expedição Billings, ação que analisa a qualidade da água do reservatório, registrou leve melhora nos 18 pontos avaliados. A iniciativa, que começou no dia 27 de março, é realizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), por meio do projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos), em parceria com a empresa ProMinent.

O ecoesportista Dan Robson percorreu 48 quilômetros em seu caiaque, todos no território de São Bernardo. Diferentemente do visto nos anos de 2015 e de 2016, quando nenhum ponto de coleta foi considerado bom, desta vez um deles (que inicia na Estrada Taquacetuba) recebeu a qualificação.

“Como tivemos bastante chuva, pode ter influenciado (na melhora). Ali também praticamente não tem edificações, mas mata ciliar se refazendo. Então, diversos fatores podem ter contribuído”, fala a bióloga, especialista em recursos hídricos e coordenadora do projeto IPH/USCS, Marta Ângela Marcondes.

Nos outros trechos de avaliação, foram constatadas 11 áreas regulares e seis ruins. Em 2015 e 2016, a situação nesses locais era de 13 pontos regulares e cinco ruins.

Um problema que se mantém é a presença de bactérias causadoras de doenças gastrointestinais. “Continuamos vendo três grupos de bactérias – Escherichia coli, Salmonella e Shigella – e um novo, que é a Pseudomonas, que começou a aparecer no Grajaú (na Capital) e vem sendo vista nas últimas três semanas”, relata Marta.

Outro fator que também permanece é a quantidade de sulfeto encontrada, maior do que nos anos anteriores. O gás é produzido por conta da decomposição de matéria orgânica e o índice permitido por lei é de 0,002 microgramas por litro.

A sexta semana, iniciada na segunda-feira, foi findada ontem por Dan Robson. Na ocasião, 31 pontos foram percorridos em São Bernardo, cidade onde também será realizado o encerramento da ação. A sétima e última etapa começará na segunda, terminando no dia 12. Segundo Marta, 24 pontos serão analisados e a expectativa é boa. “Na próxima semana é a área mais limpinha”, explica.

A expedição envolve a análise de 164 pontos distribuídos entre as cidades de São Bernardo (104), Capital (37), Santo André (dez), Diadema (oito), Ribeirão Pires (dois) e Rio Grande da Serra (três).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;