Setecidades Titulo Missa
Em celebração de Lava-pés, bispo critica omissão de políticos

Dom Pedro Carlos Cipollini usou Congresso para exemplificar momento delicado do País

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Diante de cerca de 250 fiéis reunidos na noite de ontem na Catedral do Carmo, no Centro de Santo André, para celebrar o início do tríduo pascal com a tradicional Missa de Lava-pés, a principal festividade da Igreja Católica, o bispo diocesano, dom Pedro Carlos Cipollini, aproveitou para mandar recado para a classe política do País, embora não houvesse nenhum representante do poder público presente.

O líder religioso usou o momento crítico da política nacional como exemplo de falta de preocupação das pessoas eleitas para com os interesses da população. “A mensagem do dia de hoje é a de que não podemos ser egoístas, devemos aprender a servir ao próximo. Porque a sociedade ensina que o esperto é aquele que leva vantagem em tudo, olha o exemplo que temos no Congresso, com a corrupção, roubo, acúmulo do dinheiro. Aqueles que foram escolhidos para servir o povo são os que fazem maracutaias. Eles não conhecem o amor”, destacou dom Pedro.

O bispo diocesano também ressaltou aos fiéis o recado de humildade deixado por Cristo durante gesto em que lavou os pés dos discípulos antes da última ceia. “É óbvio que Jesus não está nos mandando sair por aí lavando os pés das pessoas. Neste momento de crise, de desemprego, de incerteza no qual estamos vivendo, a solução é a solidariedade. Não podemos agir naquela base de que eu cuido de mim, cada um que se vire e salve-se quem puder”, considera.

Em gesto inspirado na lição dada por Cristo, dom Pedro desceu do altar e percorreu a igreja até os bancos, onde se ajoelhou para lavar e beijar os pés de 12 fiéis que participavam da celebração eucarística que instituiu o mandamento do amor ao próximo. Na visão do bispo, a palavra amor está “gasta” nos dias de hoje, tendo em vista seu uso com conotação erótica ou quando o sentimento é associado à reciprocidade ou ao mérito. “O amor verdadeiro não está relacionado ao merecimento. Devemos amar até mesmo os inimigos, não apenas os familiares e amigos”, completa.

Os ritos da festividade da Páscoa prosseguem hoje, quando serão realizadas celebrações que marcam a crucificação e morte de Jesus. A tradicional Procissão do Senhor Morto ocorre a partir das 15h, na Paróquia Santa Cruz, na Avenida Dom Pedro I, 40, em Santo André.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;