Setecidades Titulo Grande ABC
Temporal causa transtornos à população de Sto.André e Mauá

Chuva de duas horas na tarde de ontem provocou dez pontos de alagamentos entre as duas cidades; não houve registro de feridos

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
28/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Após dois dias de trégua, moradores do Grande ABC voltaram a sofrer com os estragos causados pela forte chuva que atingiu a região na tarde ontem. Desta vez, o temporal resultou no transbordamento de dois piscinões, em Santo André e Mauá, os municípios mais atingidos. Juntas, as cidades contabilizaram dez pontos de alagamentos, além de destelhamento de seis moradias, queda de seis árvores e de dois muros. A circulação de trens da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ficou paralisada por uma hora.

Em Santo André, onde o volume de chuva registrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) chegou a 85 milímetros – a maior precipitação do mês até o momento –, balanço da autarquia apontou quatro pontos de alagamentos. As áreas mais afetadas foram a Vila América, o Jardim Santo André, o Parque Novo Oratório e trecho da Avenida dos Estados, próximo à divisa com Mauá.

Moradores da Vila América, área com histórico de alagamento, viram suas casas ficarem imundadas após o piscinão do bairro transbordar, por volta das 17h. “Só escutamos a sirene tocar e saímos correndo para fora. Quando vimos, a água já estava alta. Infelizmente, só conseguimos tirar o carro da minha amiga (do ponto de alagamento). O meu nem deu tempo. A água já estava no teto. É agradecer por estarmos vivas”, relata a farmacêutica Cleide Siqueira, 45 anos.

Para a aposentada Elizabeth de Padua Futimi, 63, a chuva registrada ontem trouxe lembranças negativas. Com a casa imundada, a moradora da Vila América se viu ilhada na própria casa. “Tenho pavor de chuva. Esse piscinão nunca nos ajuda. Hoje (ontem) nem caiu aquela chuva forte e já estou presa dentro de casa há duas horas. Minha sala está inundada. Não sei mais o que fazer”, desabafa.

O município registrou ainda a queda de três árvores, sendo duas delas sobre residências.

Em Mauá, o cenário de desespero também foi visto na área central da cidade. Segundo a Prefeitura, seis casas foram destelhadas e três árvores caíram durante o temporal. A área ao redor do Teatro Municipal ficou alagada após o piscinão do Paço transbordar. Na Câmara Municipal, carros ficaram submersos. Também houve a queda de um muro da Ambev, no Sertãozinho. Funcionários da empresa ficaram ilhados por causa da lama e dos alagamentos no entorno. Ninguém ficou ferido. Outra queda de muro foi registrada na Rua Francisco Benedetti, no Jardim Camila.

TRANSPORTES
O temporal também afetou a circulação de trens da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as 17h e 18h, impedindo a circulação das composições entre as estações Capuava e Santo André, e, depois, entre a parada andreense até Rio Grande da Serra. Depois disso, os trens circularam com a velocidade reduzida entre 18h e 19h em virtude de alagamento nos trilhos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;