Internacional Titulo
Oito soldados americanos mortos em meio a clima de preocupação
Por Da AFP
18/03/2007 | 15:40
Compartilhar notícia


Sete soldados americanos foram mortos em três atentados no Iraque e um outro morreu acidentalmente, anunciou neste domingo o Exército americano, em meio a um ambiente de preocupação crescente dois dias após os atentados com cloro que mataram duas pessoas e intoxicaram 350 próximo a Falujah.

"Esperamos outros ataques com cloro como este. Não é fácil impedi-los", reconheceu neste domingo o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh.

Duas pessoas morreram segundo um registro americano, seis de acordo um balanço da TV iraquiana, enquanto mais de 350 pessoas foram intoxicadas pelas emanações de cloro provocadas pelos três caminhões-bomba na sexta-feira em Falujah e Ramadi (oeste).

"É obra de organizações terroristas em Ramadi e Falujah. A opinião pública em Ramadi se opõe a estes grupos que ameaçam a província", comentou o porta-voz.

Estes ataques ocorreram no momento em que os americanos e as forças de ordem iraquianas efetuam um plano de segurança em Bagdá com a presença de 90.000 homens na capital.

O plano consiste principalmente em implantar postos policiais iraquianos e americanos na cidade e em aumentar o controle para evitar os seqüestros e o transporte de explosivos. As forças de ordem vigiam também as regiões vizinhas, principalmente as províncias de Diyala, uma província mista instável, e de al-Anbar, principal foco de insurreição sunita.

Segundo o governo iraquiano e o Exército americano, a violência diminuiu desde o início da operação "Fardh al-Qanoon" no dia 14 de fevereiro. Eles anunciaram neste domingo a prisão de 33 "supostos terroristas" em operações.

No entanto, os americanos pagam um preço pesado por recrudescimento da repressão aos terroristas. O Exército americano anunciou ter perdido sete homens em três ataques no sábado na capital, em Diyala e em al-Anbar. Um oitavo militar morreu acidentalmente no sábado em Tikrit.

Estas mortes elevam para 3.220 o número de militares americanos mortos desde a invasão do Iraque em março de 2003, segundo um registro da AFP elaborado a partir de dados do Pentágono.

Apesar do plano de segurança para a capital um novo atentado vitimou civis neste domingo. Seis pessoas morreram e 30 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba em um mercado de um bairro xiita de Bagdá, informaram os serviços de segurança.

Em Washington, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, considerou neste domingo que é cedo demais para avaliar o impacto na prática do reforço de tropas americanas no Iraque com o objetivo de conter a violência nesse país.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;