Cultura & Lazer Titulo
Museu Mazzaropi resgata obra do popular sertanejo
Eliane Silva
Do Diário OnLine
20/02/2002 | 11:13
Compartilhar notícia


O Museu Mazaroppi, localizado em Taubaté, no interior de São Paulo, disponibilizou na Internet a história e as obras de Amácio Mazzaropi, ou, simplesmente, Mazzaropi, o ator que melhor representou o sertanejo brasileiro.

Mazzaropi era artista de circo quando chegou ao rádio. Passou pela televisão e seguiu para o cinema. Ele se tornou em pouco tempo produtor, roteirista e diretor de seus próprios filmes, que atraíam muitas pessoas às salas de cinema.

Os filmes, entre eles 'Sai da Frente' (1952), 'Jeca Tatu' (1959), 'O Jeca e a Freira' (1967), 'Caipira em Bariloche' (1973) e 'Jeca contra o Capeta' (1980), retratavam em linguagem simples o divórcio, a política, o racismo e a religião. Mazzaropi conseguiu pouco ou quase nenhum reconhecimento dos críticos de sua época.

Perguntado uma vez sobre a razão da popularidade de seus filmes com o público simples, ele disse: "O segredo do meu sucesso é falar a língua do povo". O Museu Mazzaroppi, ajudado pelo Instituto Mazzaropi, está resgatando, por meio do site, as músicas que compunham as trilhas dos filmes, postais e empreendimentos relacionados ao ator.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;