Setecidades Titulo Luto
Morre diretora da Casa dos Velhinhos
Renato Fontes
Especial para o Diário
21/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A diretora da Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, na Vila Campestre, região central de São Bernardo, Maria Helena da Silva Martins, 63 anos, mais conhecida como Lena, morreu ontem vítima de complicações decorrentes de câncer no ovário.

Lena, que há três anos lutava contra a doença e já havia passado por dois procedimentos cirúrgicos, estava à frente da instituição desde 2001. Ela, que morava em Santo André, deixa o marido e quatro filhos.

O corpo foi cremado às 16h30 de ontem, no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo. Familiares, amigos, funcionários da entidade e internos fizeram várias homenagens e deram adeus à diretora.

De acordo com a coordenadora da Casa, Camila Martins, Lena estava internada há duas semanas no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, após dar entrada com quadro de problemas respiratórios.

Ainda segundo a coordenadora, nem mesmo o câncer foi capaz de impedir o cumprimento das atividades diárias da instituição, que atualmente abriga 36 idosos – 24 mulheres e 12 homens. “Ela sempre buscou estar presente em todos os momentos da nossa Casa. É uma perda enorme para todos”, lamenta Camila.

ENTIDADE

Fundada na região central de São Bernardo no dia 13 de maio de 1985 por Adelaide Faria Graciano (morta em 2012), a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide abriga idosos em situação de vulnerabilidade social, com ausência ou precariedade dos vínculos familiares e/ou limitação de suporte para os cuidados requeridos no domicílio.

Atuando com a capacidade máxima de 36 internos, a entidade filantrópica sobrevive basicamente de doações. Há longa fila de espera, exclusivamente para moradores de São Bernardo.

No dia 17 de novembro de 1988, por meio da Lei 3.262, a entidade foi declarada de utilidade pública municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;