Nacional Titulo
Somente 32% do esgoto do país recebe tratamento, revela estudo
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/12/2006 | 17:30
Compartilhar notícia


De todo o esgoto produzido no Brasil, apenas 32% recebe tratamento adequado, segundo dados do Diagnóstico Nacional sobre Serviços de Água, Esgotos e Resíduos Sólidos, lançado nesta sexta-feira pelo Ministério das Cidades.

O secretário nacional de Saneamento Ambiental do ministério, Abelardo de Oliveira Filho, diz que as companhias estaduais fornecem o tratamento da água, mas falham quando o assunto é tratamento de esgoto. Segundo o secretário, a ineficiência pode ser explicada pela falta de investimentos e financiamentos.

Os dados usados no estudo são do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e mostram, por exemplo, que, entre 2002 e 2005, a quantidade de ligações água cresceu 12,1%, o que significa que 14 milhões de pessoas passarem a ter acesso aos serviços.

O estudo mostra ainda que, de 2002 a 2005, 4,7 milhões de domicílios passaram a ter rede de abastecimento de água. Além disso, 4,5 milhões tiveram acesso a tratamento de esgoto, e 5 milhões passaram a contar com serviços de coleta de lixo.

Durante o lançamento, hoje, também foi assinado um protocolo de intenções com concessionárias públicas e privadas da indústria de base, com a finalidade de modernizar o setor de saneamento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;