Cultura & Lazer Titulo
Mauá recebe grupos de dança
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
30/06/2004 | 18:59
Compartilhar notícia


Duas atrações convidadas e 12 grupos de Mauá formam a programação da 3ª Mostra de Dança da cidade, que será realizada desta quinta até o próximo domingo (dia 4). A abertura terá o espetáculo Gárgulas, de Sandro Borelli, que teve sua estréia há menos de dois meses em São Paulo. Todo o evento acontece no Teatro Municipal e tem entrada franca.

A recém-criada Borelli Cia de Dança, situada em São Paulo e dirigida pelo coreógrafo e bailarino andreense Sandro Borelli, foi convidada para exibir Gárgulas. A montagem contemporânea é inspirada na obra do artista plástico britânico Lucian Freud, neto do pai da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939).

O personagem Gárgula tem uma forma grotesca e, na mitologia, foi aprisionado pelo homem para ser guardião das igrejas. Assim como nas pinturas de Freud, o espetáculo apresenta uma nudez mórbida. A trilha sonora, assinada por Gustavo Domingues, acentua o clima de angústia. A montagem é recomendada para maiores de 18 anos.

O outro grupo convidado é a Cia de Danças de Diadema, que nesta sexta mostra ao público trechos de três coreografias reunidas no espetáculo Balaio de Danças. Dessa forma, a companhia consegue exibir seus diferentes perfis de atuação: dança contemporânea, teatro coreográfico, percussão corporal e movimentos com referência à cultura brasileira.

Em Balaio de Dança estão misturados No Prego (de Ana Bottosso), Baque (de Mário Nascimento), e Arte & Raiz (de Ana Bottosso, Antônio Milani, Eloy Rodrigues, Pedro Costa e Ricardo Freire). Essas coreografias têm em comum o fato de serem extraídas do cotidiano do povo brasileiro, como o universo dos caixeiros viajantes e as dificuldades de um migrante nordestino na cidade grande.

No fim de semana, os artistas da cidade subirão ao palco para apresentar vários estilos de dança, do contemporâneo ao clássico. O sábado está reservado para sete grupos: Cia Corpos em Movimento, Hadany, Cia Luna de Fuego, Mil e Uma Danças, Grupo de Dança Casa Mateus, Ekdok e Grupo de Dança Barão de Mauá. Domingo, no encerramento, as atrações serão Mônica Ballet, Cia Quartum Crescente, Karimã, Grupo de Dança do Sesi e Full Time.

Oficinas – As tardes desta sexta e sábado terão duas oficinas gratuitas de dança. A primeira, Oficina de Dança Inclusiva, será ministrada pelos professores Marcelo Serra e Valquiria Moura Vieira. A intenção é mostrar como pessoas portadoras de necessidades especiais dialogam com a atividade artística em questão.

No sábado será a vez do workshop de Dança Cigana comandado por Priscila Cardoso, que abordará a cultura e a música desse povo. Ambas oficinas começam às 14h e as inscrições devem ser feitas com antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;