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Observatório da Educação avalia escolas do Grande ABC

Parceria entre USCS e Diário possibilitará
estudo sobre a qualidade do ensino na região

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/12/2014 | 07:00
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Orlando Filho/DGABC


O Diário assinou ontem convênio com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) para a criação do Observatório da Educação. A iniciativa, inédita no País, conta com a participação da Prefeitura de São Caetano e tem o objetivo de traçar diagnóstico do ensino-aprendizagem nas sete cidades, além de propor medidas para melhoria da qualidade da Educação.

Conforme explica o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, o grupo de pesquisadores da instituição inicialmente traçará raio X das escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Grande ABC, que são de responsabilidade dos municípios. “Vamos começar pelo Ensino Fundamental 1 porque acho que a gente tem que investir mais lá atrás. É onde o aluno tem que ser preparado.”

A primeira etapa de trabalho consiste em análise quantitativa a partir de dados fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), como é o caso do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A previsão é que esse processo comece em fevereiro e tenha duração de oito meses a um ano.

“O que a gente quer da escola é que ela ensine de forma eficaz e justa. Um dos maiores problemas do Brasil continua sendo o fracasso escolar e a gente sabe que, no País, os alunos que fracassam são negros e com situação econômica desfavorável. Agora vamos descobrir a situação do Grande ABC a partir do binômio Ideb e índice de retenção dos alunos”, afirma o coordenador do Observatório da Educação e responsável pela Coordenação Pedagógica do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, Paulo Sérgio Garcia.

A partir do conhecimento do cenário das escolas da região terá início a segunda fase do projeto, que consiste em estudo qualitativo in loco com entrevistas com professores e gestores e análises do currículo e projeto pedagógico das unidades de ensino. “A partir dessa compreensão, vamos aproveitar os dados para oferecer sugestões aos gestores de forma que contribuam com a melhoria da qualidade da Educação”, ressalta Garcia.

Bassi destaca a importância da parceria com o Diário. Isso porque ficará a cargo do jornal a divulgação das informações coletadas e analisadas pelos pesquisadores a cada dois meses, em caderno especial. “Quando damos publicidade à pesquisa, envolvemos mais a sociedade para que eles possam cobrar o poder público.”

O diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, ressalta o ineditismo da ação, que reforça a responsabilidade social do jornal. “A região e o País como um todo só crescem se houver Educação de qualidade. Esse é o nosso papel, não só transmitir notícias, mas ser agente transformador. O Observatório da Educação é exatamente isso, uma semente para que a gente possa ter uma sociedade melhor, com ensino de qualidade”, define.




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