Internacional Titulo
Ex-secretário-geral do PCC chinês está em ‘coma profundo’
Da AFP
15/01/2005 | 10:30
Compartilhar notícia


O Centro para os Direitos Humanos e a Democracia, com sede em Hong Kong, anunciou, neste sábado, que Zhao Ziyang, ex-secretário-geral do PCC (Partido Comunista Chinês), destituído em 1989 por ter-se oposto à repressão da Primavera de Pequim, se encontra em "coma profundo" num hospital. O grupo citou como fonte um parente.

"Zhao Ziyang entrou em coma na sexta-feira às 19h (horário local) e às 18h30 deste sábado continuava em estado de coma", indicou o centro. "Seu familiar chorava ao telefone e pedia às pessoas que se preocupem por ele, que rezem por ele, já que pode deixar este mundo esta noite", dizia ainda o comunicado.

Zhao, que foi secretário-geral do PCC e primeiro-ministro da China durante a maior parte dos anos 80, foi destituído em 1989 por se opor à sangrenta repressão do movimento democrático iniciado com as manifestações de Tiananmen. Desde essa data viveu sob prisão domiciliar.

Numa iniciativa sem precedentes, o Ministério de Relações Exteriores da China desmentiu na terça-feira uma informação de um diário de Hong Kong de que Zhao havia morrido e confirmou que ele havia recebido tratamento médico recentemente.

O governo chinês trata Zhao como 'persona non grata' e quase nunca o menciona em público. Nenhum veículo de comunicação oficial confirmou os problemas de saúde do ex-chefe do PCC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;