Economia Titulo Construção civil
Crédito para construção é de 3% do total e pode subir
02/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O crédito destinado à construção civil representa apenas 3% do volume total, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Assim, há espaço para o crescimento do setor nos próximos anos, de acordo com ele, porque o País possui déficit habitacional.

"A boa notícia é que não temos bolha subprime no setor habitacional brasileiro. Está longe disso", disse durante discurso no 7º Seminário da Indústria Brasileira da Construção - ConstruBusiness 2008.

A construção civil e o setor automotivo estão, segundo o ministro, entre as áreas que mais rapidamente reagem à falta de crédito. "Não podemos deixar cair a peteca nesses setores", afirmou. Ele argumentou que durante anos o segmento ficou estagnado e que apenas recentemente conseguiu "tomar pulso".

Um dos pontos positivos da construção civil, de acordo com Mantega, é que o setor não necessita de importação de produtos para continuar a crescer e que, além disso, é um grande gerador de empregos.

"O governo vai continuar a prestigiar a construção civil colocando recursos da Caixa Econômica Federal à disposição", considerou, acrescentando que a previsão de financiamento imobiliário da instituição para este ano é de R$ 30 bilhões.

COMPARAÇÃO - O ministro comparou os dados do mercado doméstico com os dos Estados Unidos, onde, segundo ele, houve saturação. "No Brasil, a situação é oposta, pois ainda estamos engatinhando", contrapôs.

"Mesmo que a demanda caia nos próximos anos e a área não consiga registrar a mesma taxa de expansão vista nos últimos anos, em torno de 10%, haverá crescimento num ritmo menor. Se for uma expansão de 8% ao ano, está ótimo", considerou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;