Cultura & Lazer Titulo Exposição
Mostra reúne moda e artes plásticas

Artistas japoneses Junko Koshino e Go Yayanagi se uniram em pesquisa sobre o País

Do Diário do Grande ABC
22/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O Instituto Tomie Ohtake abre hoje, às 20h, a exposição OPA! Uma Alegre Revelação – Junko Koshino e Go Yayanagi. A mostra foi organizada pela Gallery+BTAP de Tóquio e Dô Cultural de São Paulo e reúne peças de vestuário, tecidos de seda estampados, telas e desenhos, além de obras inéditas feitas em parceria pela estilista Junko Koshino e pelo artista plástico Go Yayanagi, ambos japoneses. </CF>A base do trabalho em conjunto é a pesquisa sobre o Brasil.

Os artistas têm em comum grande interesse pelo País. Go Yayanagi, nascido em Hokkaido em 1933, chegou a morar no País nos anos 1950. No fim daquela década, teve uma exposição individual no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, que mantém sua obra no acervo.

Junko Koshino é considerada uma das principais estilistas contemporâneas do Japão e sempre se mostrou interessada pela cultura da América Central e América do Sul. Foi a primeira estrangeira a realizar um desfile de moda em Cuba.

Além dos trabalhos da dupla, a mostra traz uma contribuição coletiva: crianças japonesas e brasileiras que residem no Japão foram convidadas a participar do projeto Arte Caracol. Nesta ação, cartolinas cortadas em formato de caracol foram distribuídas para os pequenos, que puderam desenhar livremente sobre elas, representando a amizade entre os dois países.

OPA! Exposição De hoje a 16/3. No Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201, São Paulo. Tel.: 2245-1900. Ter. a dom., das 11h às 20h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;