Internacional Titulo
Sharon quer aprovar emenda à lei fundamental de Israel
Por Da AFP
20/12/2004 | 07:45
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, pediu ao presidente da Comissão Parlamentar de Lei, Michael Eytan, que facilite a aprovação da emenda de uma lei fundamental do país que prevê que apenas um vice-premiê pode ser nomeado no governo.

"Isso me parece muito desagradável. Agirei levando em consideração as funções que assumo e tentando responder o que se espera de mim", declarou Eytan à rádio pública.

Anteriormente, Eytan, membro do Likud, partido de Sharon, havia indicado que não se prestaria a uma emenda rápida da lei fundamental sobre o governo.

Durante o fim de semana, o Likud e os trabalhistas chegaram a um acordo que permitirá a participação destes últimos no governo.

Segundo os termos do acordo, o chefe do Partido Trabalhista, Shimon Peres, deve assumir as funções de vice-primeiro-ministro. Porém, esse cargo já está ocupado por Ehud Olmert (Likud), o ministro da Indústria e Comércio, que se nega a abandonar o posto em favor do líder trabalhista.

Para acabar com a crise, o deputado trabalhista Haim Ramon apresentou um projeto de emenda da lei fundamental sobre o governo que autorizaria a criação do segundo cargo de vice-premiê.

Para conseguir a emenda basta que a Knesset (parlamento) aprove a proposta por maioria simples.

O vice-premiê assume o governo quando o chefe de governo está no exterior e pode reunir o gabinete. Também está habilitado para substituir por 100 dias o primeiro-ministro em caso de doença do titular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;