Política Titulo
Maurício Soares é diplomado em S.Bernardo
Juliana Finardi
Do Diário do Grande ABC
14/12/2000 | 01:27
Compartilhar notícia


O prefeito Maurício Soares (PPS), o vice William Dib (PSB) e os 21 vereadores eleitos em Sao Bernardo para a próxima legislatura foram diplomados, quarta, em cerimônia realizada na Associaçao dos Funcionários Públicos de Sao Bernardo e presidida pelo juiz da 296ª Zona Eleitoral, Gersino Donizete da Cruz.

O vereador mais votado, Gilberto Giba Marson (PV), foi quem discursou em nome dos parlamentares eleitos.

O prefeito reeleito, emocionado depois de receber o diploma, falou sobre política, democracia e cidadania. "Estava ali pensando o que deveria dizer para nao cansar a beleza de ninguém. Fui seminarista e estudei grego. Por isso, sei a origem da palavra política: vem da palavra polis, que significa cidade. Curiosamente, em latim a palavra cidade é civita e daí vem cidadania. Portanto, em sua etimologia, política e cidadania estao unidas sendo que nao há política sem cidadania nem cidadania sem política e daí derivam outros conceitos como o da democracia", disse.

Maurício também falou, em seu discurso, sobre liberdade de expressao. "A cidadania, a política e a democracia existem para cultuar o valor maior do homem que é a liberdade. Sem liberdade, nao há ser humano. A hora em que se tira a liberdade desse ser humano, ele nao é mais nada."

O juiz Gersino encerrou a cerimônia discursando sobre as responsabilidades dos políticos eleitos para o próximo mandato. "Vocês vao ter a oportunidade de escrever uma nova história para Sao Bernardo. Os senhores terao todas as condiçoes possíveis para fazer com que a vida do cidadao saobernardense seja um pouco ou muito melhor. Assisti ao discurso que o prefeito Maurício Soares fez na última diplomaçao e ele dizia que havia passado no teste. Agora posso dizer que os senhores mais uma vez passaram no teste - alguns pela primeira vez e outros reeleitos. Houve sim um vestibular e tanto o prefeito como o vice e os vereadores devem fazer o melhor possível para que a sociedade sobreviva bem."

O juiz também falou sobre o processo eleitoral. "A diplomaçao é um ato da Justiça Eleitoral que credencia os eleitos e suplentes a exercerem seus mandatos. O que se atesta nessa cerimônia é a existência de uma eleiçao válida que transcorreu normalmente. A Justiça cumpriu sua funçao e a populaçao cumpriu seu papel. Sejam bem-vindos para um novo mandato em um novo milênio." Gersino terminou seu discurso agradecendo aos funcionários da Justiça que trabalharam durante o processo eleitoral. Também compareceram à cerimônia todo o secretariado da atual administraçao, o candidato derrotado à Prefeitura de Diadema José Augusto da Silva Ramos (PPS), o presidente do diretório do PT em Sao Bernardo, Airton Germano, entre outras autoridades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;