Economia Titulo Calote
Inadimplência de veículos bate recorde
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 06:33
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


 

Os calotes nos financiamentos de veículos bateram recorde em abril. Do total das carteiras de empréstimos, 5,9% estão com parcelas em atraso há mais de 90 dias. Os dados integram levantamento do BC (Banco Central) divulgado ontem.

O alto índice de inadimplência decorre do elevado volume de carros, caminhões, ônibus e motos comercializados nos últimos dois anos. O primeiro recorde foi batido em 2010, foram emplacadas 5,4 milhões unidades, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em 2011, a marca foi superada, e o ano fechou com 5,7 milhões de carros. De lá para cá os calotes dispararam e o índice de inadimplência, que permanecia na casa de 2% em 2010, chegou a 5,9% com pequenas variações de 0,2% ou 0,3% mês a mês.

Como medida de proteção, os bancos comerciais elevaram a restrição na oferta de crédito, o que deixou muita gente na vontade de ter um carro zero-quilômetro. Os estoques de veículos alcançaram 43 dias, e só não ficaram maiores do que em novembro de 2008, quando chegaram a 56 dias, segundo informações da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Com a economia caminhando a passos lentos, o governo federal decidiu então baixar os juros da Caixa Econômica Federal, em meados de abril, estopim da batalha entre os bancos comerciais na redução das tarifas.

"Com a possibilidade de fazer renegociação da dívida, a juros menores, a tendência é que a adimplência volte a crescer", avalia o consultor Paulo Roberto Garbossa, diretor da ADK Automotive.

Para Garbossa, o índice de inadimplência no financiamento de veículos não deve voltar a subir porque o cenário está favorável ao pagamento de dívidas. "É preciso lembrar que são contratos antigos, que estão com parcelas em atraso há mais de três meses", diz.

O consultor Ayrton Fontes, autor do blog Economia Brasil! Varejo Automotivo!, discorda. "A redução dos juros é só para as classes A e B, para quem ganha acima de R$ 10 mil, tem aplicações no banco e histórico de crédito", afirma. "As pessoas que estão elevando a inadimplência têm renda de R$ 2.000 e compraram, entre 2009 e 2011, veículos sem entrada e em 60 vezes."

Fontes estimava que a alta de abril chegasse a 6%, por conta do crescimento de 28% no atraso do pagamento de parcelas entre 15 e 90 dias de janeiro a abril contra o quadrimestre anterior. "Esses números funcionam como projeção da inadimplência." Para ele, os calotes deverão continuar subindo por pelo menos mais um ano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;