Setecidades Titulo Em Santo André
Em primeira missa na quarentena, bispo cobra união para salvar vidas

Líder religioso critica disputa política na crise sanitária e defende papel da imprensa

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
20/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Depois de três meses em isolamento físico, o bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini ministrou presencialmente, na manhã de ontem, a Missa pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, simultaneamente com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. Com foco na saúde da comunidade, o evento não recebeu fiéis e manteve as portas da igreja fechadas, mas a cerimônia contou com a presença de aproximadamente 50 sacerdotes que não pertencem ao grupo de risco, todos foram submetidos aos testes para a Covid-19 ontem mesmo, com resultado negativo.

Em sua primeira celebração presencial durante o período de quarentena na residência episcopal, o líder religioso destacou as dificuldades da pandemia, além de deixar mensagens de amor e fé aos fiéis que acompanhavam a missa através de live transmitida nas redes sociais da Diocese de Santo André, responsável por todas as igrejas católicas do Grande ABC. Em seu discurso, o bispo criticou as intercorrências políticas causadas pela crise sanitária que assolou o País.
“Neste momento, com essa pandemia que nos pegou de surpresa, penso que todos nós, não só a igreja, mas também a sociedade civil, precisam de muito discernimento, e muita união. É hora de esquecer todas as disputas, deixar de lado competições, sobretudo o ego, para acudir as necessidades maiores de todo o povo”, enfatizou.

Cipollini pontuou que o Brasil vivencia dificuldades recorrentes em áreas como saúde, trabalho, moradia e educação. “Nós temos crise em todas essas áreas, permanentemente, e que neste momento de pandemia se afloram, vêm à tona e se agravam”, lamentou, prevendo que o aumento da pobreza após o período crítico da Covid-19 “será brutal”. “A pandemia, depois do novo coronavírus, será a fome. E, em consciência, é necessário que todos se unam para preservar a vida”, reforçou o bispo.

O líder religioso destacou que o sistema político, seja qual for, se não estiver atento na preservação de vidas, não se mantém no poder. “Se não preserva vidas não é de Deus. O Pai existe, está presente, e Ele é quem realmente está no comando. Só que Deus não oprime, não impõe, Ele espera nossa adesão. E um povo mal alimentado, sem esperança, é um povo morto duas vezes. Morto porque não tem comida e morto porque não tem esperança. É hora de todos nos unirmos”, pediu Cipollini.

Além de destacar o trabalho da Diocese de Santo André tanto em apoio espiritual à população quanto na ajuda aos que vivem em vulnerabilidade social, o bispo elogiou o papel da imprensa, que tem sido alvo de críticas durante a pandemia. “A imprensa tem um papel muito especial neste momento, senão, não estaríamos informados de tantas coisas que nos ajudam a resolver os problemas, porque é a informação que ajuda a solucionar as crises, desde que seja correta, honesta e inteligente”, opinou, deixando recado aos profissionais do setor para que “se mantenham firmes”.

“A boa informação ajuda a promover a vida. Mas a má informação mata. E o governo que usa fake news vai para o mesmo caminho, portanto, coragem aos profissionais da imprensa”, finalizou o bispo.

CUIDADOS
A missa seguiu as recomendações sanitárias, como utilização do uso de máscaras, álcool gel e distanciamento de dois a três metros nos bancos da Catedral. Além disso, a comunhão (momento em que a comunidade católica ingere o chamado ‘corpo de Cristo’) foi feita pelos padres, individualmente, cada um a si mesmo.
Cipollini prosseguirá celebrando as missas todos os domingos e quartas-feira, às 11h e 12h, respectivamente, sendo transmitidas pelo Facebook da Diocese (DioceseDeSantoAndre), diretamente da residência episcopal. Nas redes sociais a entidade divulga quais igrejas estão abertas ao público e as que possuem eventos virtuais ao vivo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;