Esportes Titulo
Eurocopa nao tem favorito absoluto
Por Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 10:33
Compartilhar notícia


A França, atual campea do mundo, a Holanda, que joga em casa, e a Espanha, levando em conta os últimos resultados e o potencial de seus clubes, sao as grandes favoritas ao título da Eurocopa-2000 de futebol, que começa este sábado, 10 de junho, em Bruxelas.

Levando-se em conta a teoria do argentino Jorge Valdano, de que o futebol é um esporte em que jogam onze contra onze e sempre ganham os alemaes, a seleçao germânica também pode reclamar historicamente suas possibilidades, assim como uma Itália, que nao contará com seu atacante estrela Christian Vieri.

A Eurocopa aparece como a coroaçao de um rei com vários herdeiros. As 16 equipes que disputarao o título entre 10 de junho e 2 de julho na Bélgica e Holanda têm na verdade chances de uma vitória final. As diferenças entre as seleçoes se reduziram de forma brutal nos últimos anos.

Ao mesmo tempo, a Eurocopa reunirá uma parte importante de estrelas do futebol mundial. O espanhol Raúl, o holandês Davids, o francês Zidane, o alemao Lotthar Matthaeus, que deixará sua última marca no futebol internacional, o inglês Beckham, o português Figo, o romeno Hagi e o italiano Del Piero constituem uma altíssima representaçao da nata do futebol atual.

França e Holanda têm a ameaça no grupo D da presença da República Checa, que junto com seu título de vice-campea da última Eurocopa na Inglaterra há quatro anos, adicionou um percurso imaculado na fase classificatória, ganhando todas as suas partidas.

Esse grupo está completado pela Dinamarca, em que só resta da velha guarda o goleiro Peter Schmeichel, mas que se renova sem problemas com jogadores de alta qualidade.

No grupo A, a Alemanha, liderada pelo veterano Lothar Matthaeus, e a Inglaterra, que conta com jogadores do quilate de Owen, McManaman e Shearer, devem passar para as quartas de final.

Portugal, com sua geraçao de campeoes mundiais juniores em 1989 e 1991 (Luis Figo, Fernando Couto, Rui Costa, Paulo Sosa), e a Romênia, na última apresentaçao de sua grande geraçao de jogadores da década de 90, liderada por Hagi, certamente terao algo a dizer ante ingleses e alemaes no grupo mais forte.

No grupo B, a Bélgica, um dos países organizadores, e a Itália, embora a equipe de Dino Zoff venha recebendo críticas incessantes, devem classificar-se para as quartas-de-final como primeiras do grupo. Os italianos, por tradiçao, sao sempre favoritos.

A Suécia, que ficou na frente da Inglaterra no grupo 5 classificatório, e a Turquia, eufórica com o triunfo do Galatasaray na Copa da Uefa, sao as alternativas ante um passo em falso de belgas e ingleses.

Por último, no grupo C, a Espanha mostra um cartao de apresentaçao de uma equipe que se classificou com uma média de 5,2 gols por partida nas eliminatórias, que só perdeu uma das 18 partidas com Camacho (para a Argentina por 2 a 0) e seus clubes, com três representantes nas semifinais da Copa de Campeoes, surpreendeu na Europa este ano.

Apesar de sua falta de pontaria nos últimos jogos (1 a 1 com a Suécia e 1 a 0 contra Luxemburgo), a Espanha deve classificar-se junto com Noruega ou Iugoslávia.

Os últimos resultados dos balcânicos, com um catastrófico giro pela Asia e os atuais desentendimentos de seus jogadores, dao mais possibilidades aos escandinavos, que também têm quase todo o time jogando no estrangeiro.

A Eslovênia estará atenta à surpresa nesse grupo e ninguém está descartado para a final de 2 de julho em Rotterda. Este sábado, em Bruxelas, começa um dos torneios mais equitativos dos últimos tempos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;