Setecidades Titulo Coluna
Doenças que ficaram na história

Nos últimos 60 anos o Grande ABC conviveu e enfrentou da gripe asiática ao surto de meningite que reviveram as notícias da gripe espanhola e as coincidências que têm hoje com o coronavírus; pinga com limão e canjas serviram como paliativo no combate à gripe asiática

Ademir Medici
30/03/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


A gripe asiática foi uma pandemia de Influenza A (H2N2) em 1957 e 1958. Dela narra Divanir Bellinghausen Coppini, a Didi de São Bernardo, colaboradora da Folha do ABC na crônica Flagelo da Humanidade:
- Eu fui a primeira pessoa da família a pegar (a gripe asiática). E lá veio a pinga com limão.
-Antigamente não usávamos gelo, era tudo bem natural. Quando a minha cedeu, praticamente a família já estava contaminada. 
- Eu, então junto a uma empregada que era quem matava a galinha fazíamos as canjas e levávamos para alguns vizinhos da Rua João Pessoa.
- Em seguida fui ser voluntária no Centro de Saúde na Rua Marechal Deodoro. Imensas filas se faziam na rua, sob um sol escaldante.

Didi relembra de outras gripes que vieram: a aviária, da vaca louca, a H1N1. E cita a malária, a dengue, o sarampo “voltando”.

MENINGITE
Nos anos 1970 o Diário cobriu, dia a dia, o drama da meningite meningocócica, doença já manifestada em outras épocas – como em 1920 – e revivida em 2018. O ex-prefeito Tito Costa foi uma das vítimas contemporâneas da meningite, recuperando-se, felizmente, e hoje chegando com energia e produtividade – de grande jurista que é – aos 96 anos.
As filas de vacinação contra a meningite. Escolas fechadas. E o governo militar desconversando, tentando esconder o que todos sabiam ser real, diferentemente dos dias atuais com o coronavírus – que vai se transformando, tristemente, em plataforma política com vistas às próximas eleições.
O mundo sobreviveu a todas essas pandemias. Sobreviverá à Covid-19. E como as doenças que o antecederam, transformará setores do universo. Que sejam transformações positivas e que, principalmente, não sofram as camadas mais miseráveis.

FONTES
Na arte de Agostinho Fratini, notas e anúncios da gripe espanhola de 1918, do Acervo Estadão. E imagem sobre vacinação contra a meningite do blog do jornalista Geraldo Nunes, o criador do eterno São Paulo de Todos os Tempos, da Rádio Eldorado.

A SEGUIR
-Nas próximas edições, Memória procurará mostrar que um século após o drama da gripe espanhola, Covid-19 revive o drama de 1918 e 1919 vivido pelas gerações que nos antecederam.

Diário há meio século

Domingo, 29 de março de 1970; ano 12; edição 1197

Ribeirão Pires – Câmara Municipal aprova indicação, de iniciativa do vereador Edward Vicente Fortes, indicando três nomes para a Comissão Municipal de Cultura e Turismo: Américo Del Corto, Eduardo Camargo e Ernesto Menato.
Serviços – Inaugurada a churrascaria Coronel Oliveira, na Avenida Pereira Barreto, 1.215, propriedade de Francisco Assis de Oliveira, Jurandir de Paula Wanderlei e João Magalhães.

Em 30 de março de...

1920 –  Por unanimidade, uma comissão julgadora aprova o projeto do italiano Ettore Ximenes para o monumento comemorativo ao centenário da Independência, em 1922.
Várias maquetes participaram do concurso, sendo expostas no Palácio das Indústrias.
- Falece, em São Bernardo, José Cereja, filho de Mario Cereja e aluno do grupo escolar. Tinha 14 anos. Seu velório e sepultamento no Cemitério Municipal, hoje Vila Euclides, foram acompanhados pelo diretor, professores e colegas de escola.
- Mantida a greve das fábricas de tecidos. Polícia proíbe o comício da Federação Operária no Largo (hoje Praça) da Sé.
1930 – Reiniciada a venda de lotes de terrenos na Vila Sacadura Cabral, em Santo André.
1960 – Fundado o Lar da Criança Emmanuel, em São Bernardo.
- Éder Jofre faz luta-exibição no ginásio do Primeiro de Maio, em Santo André.
1985 – Prefeito Valdírio Prisco inaugura a Casa da Juventude nas antigas instalações da indústria J. B. Duarte.

Santos do Dia

- João Clímaco. Abade nascido na Palestina. Escreveu o livro Escada do Paraíso. Faleceu no Monte Sinai, em 605.

AMEDEO DI SAVOIA. Beato (1435-1472). Conhecido como o Abençoado. Foi Duque de Savoia, Principe do Piemonte e Conde d’Aosta. Beatificado em 1678

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 30 de março:

- Em São Paulo, São Bento do Sapucaí, Orlândia e Jambeiro.
- Na Bahia, Barrocas, Luís Eduardo Magalhães e São Francisco do Conde
- Em Santa Catarina, Campos Novos, Capivari de Baixo, Cordilheira Alta, Coronel Martins, Macieira, Morro Grande, Ponte Alta do Norte, Sangão, São Cristóvão do Sul e Vargem Bonita
- Em Pernambuco, Ipojuca
- No Espírito Santo, Itaperimim, Ponto Belo e São Domingos do Norte
- Na Paraíba, Pedra Branca
- No Acre, Plácido de Castro
- No Maranhão, São Bento
- No Piauí, São Gonçalo do Piauí

Fonte: IBGE
[/08.ASSINA_PE] 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;