Setecidades Titulo
Repetentes da 4ª série ficarão em classe especial
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
20/12/2007 | 09:05
Compartilhar notícia


A partir do ano que vem, alunos que repetiram a 4ª série em 2007 nas escolas estaduais passarão a estudar em salas separadas dos demais. A medida é da Secretaria Estadual da Educação e valerá nas escolas da Grande São Paulo.

No PIC (Projeto de Recuperação de Ciclo), ao invés de o aluno retido ficar com os estudantes que vieram da 3ª série, ele estudará com os outros repetentes.

De acordo com a secretaria, a intenção é reforçar e dar atenção especial à alfabetização desses alunos que estão terminando o primeiro ciclo do ensino fundamental.

A secretaria justifica a medida como forma de sanar dificuldades desses estudantes para que possam acompanhar os demais nas séries posteriores.

No sistema de aprendizagem de progressão continuada, a 4ª série é a única da fase inicial do ensino fundamental em que se pode reprovar. Entretanto, estudar na sala especial não eximirá o aluno de nova repetência.

Especialistas em ensino apontam a medida como excludente e que pode estigmatizar os retidos. “Do ponto de vista pedagógico, a aprendizagem se dá com a troca. Quando se junta quem tem fragilidades, vai se trocar fragilidades?”, indagou a professora e pesquisadora do mestrado em Educação da Universidade Metodista, Maria Leila Alves que se opõe à medida.

Alunos da 2ª série que tiveram mal desempenho no Saresp deste ano também deixarão de estudar nas turmas regulares. Porém, como não há repetência nesta série, o estudante irá normalmente para a 3ª série, mas em uma classe diferenciada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;