Memória Titulo
Um oratório budista. Intacto quase 60 anos depois

Tadashi Funabashi preserva em sua casa, na Vila Pires, em Santo André, um oratório - butsudan - que o seu avô construiu em 1950

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele" (Buda).

* * *

Tadashi Funabashi preserva em sua casa, na Vila Pires, em Santo André, um oratório - butsudan - que o seu avô construiu em 1950. É uma peça em madeira semelhante a outros oratórios, mesmo os não-budistas, que de original só não tem a primeira imagem (shinran shonin). Aquela envelheceu e foi trocada em 2006, com toda a solenidade e a presença do sacerdote-chefe budista do Jardim da Saúde, em São Paulo. A nova imagem foi trazida do Japão.

Diariamente, Tadashi e a família concentram-se junto ao oratório para a Palavra de Oração - Namuami Dabutsu.

E como é bom conversar com Tadashi sobre o oratório e sobre a vida. E lembrar com ele a aventura dos avós paternos, Tomekiti e Sugui, que vieram para o Brasil em 1918. Tomekiti, o avô, faleceu em 1967, aos 90 anos. Foi lavrador na Noroeste paulista. Ali, mais precisamente na cidade de Cafelândia, foi que construiu o oratório.

Coube a Tadaiti, filho de Tomekiti, a guarda do oratório quando o pai partiu. Tadaiti, casado com Satoko, pais de Tadashi. Tadaiti partiu aos 81 anos. Tadashi herda o oratório. Zela por ele. Mantém todas as suas características, inclusive a cor original e os desenhos.

HISTÓRIA
Tadashi nasceu em Júlio de Mesquita, em 27 de agosto de 1944. Viveu em Cafelândia e em Lins até 1963. Uma família com cinco irmãos: Katsue (que faleceu pequeno), Sumie (reside em Ipatinga), Reiko e Akiko, de Getulina, e o caçula Tadashi.

Tadashi veio para São Paulo em 1963. Está em Santo André desde 1975. É economista. Trabalhou durante 39 anos em duas multinacionais de automóveis: a GM (31 anos) e a Volkswagen.

Hoje é presidente da Associação Nipo-Brasileira Cultural e Esportiva do Pedroso, em Santo André. Casado com Lourdes Mitiko, tem três filhos: Claudinei - hoje em Boston - Fernanda e Aurélio. Claudinei e a mulher Edivania já aceitaram a missão de guardar o oratório quando Tadashi faltar. E esta história familiar caminhará para a sua quarta geração.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 14 de fevereiro de 1978

Manchete - Chile e Argentina justificam malogro das conversações

Cidades - O prefeito de São Bernardo, Tito Costa, defendeu sábado uma descontração industrial equilibrada: alternativas para a industrialização fora da área metropolitana.

Trabalho - Trabalhadores do grupo petroquímico aceitaram, em assembléia, reajuste de 7% aos que ganham até cinco salários mínimos.

Editorial - Tese suspeita volta ao noticiário: discutia-se uma nova prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores.

Cabo Verde - Associação Caboverdeana do Brasil tem sede em Santo André, à Rua Marechal Rondon, 86, em Vila América. Seu presidente é Sebastião Alves Rodigues.

Natal - Jornalista Lúcia Sauerbronn escreve: "De imagem desgastada pelos inúmeros apelos que o forçaram a se subdividir em dez ou 20 pessoas, ocupando as portas dos grandes magazines da cidade, o Papai Noel ainda consegue ser o personagem que emociona e enternece crianças e adultos".

Dança - Marilena Ansaldi e Emile Chamie apresentam no Municipal de Santo André, o espetáculo Isso ou Aquilo?.

Polícia - Mata companheiro da ex-namorada no Jardim Inamar, em Diadema.

NEWS SELLER
Domingo, 14 de dezembro de 1958 - nº 32

Política - Eleita a mesa que presidirá os trabalhos da Câmara Municipal de Santo André em 1959. Affonso Maria Zanei é o novo presidente.

Imprensa - News Seller em novas instalações: Rua Bernardino de Campos, 179, 2º andar, telefone 44-1955. Caixa Postal 2.

SANTOS DO DIA
Agnelo, Espiridião e João da Cruz.

EM 14 DE DEZEMBRO DE...
1910 - Criado o Distrito de Santo André, subordinado ao município de São Bernardo.

1948 - Câmara Federal aprova o projeto que institui o descanso semanal remunerado e o pagamento em dobro para o trabalho executado em dias de feriados.

1963 - Automóvel Clube São Paulo realiza a primeira prova feminina, vencida por Leonie Cayres, hoje residente em São Bernardo.

1968 - Lançada a pedra fundamental do colégio Padre Luiz Capra, em Santo André.

1968 - Censura Federal passa a controlar os órgãos da imprensa brasileira.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Caieiras e Jundiaí.

HOJE
Dia do Ministério Público, Dia Nacional da Ópera e Dia da Bíblia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;