Setecidades Titulo São Bernardo
Prefeitura muda sentido de via sem aviso

Motoristas informam que sinalização não foi trocada e relatam transtornos com a mudança

Por Victor Hugo Storti
Especial para o Diário
30/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 A mudança de sentido viário da Rua Ana Maria Martinez, no bairro Assunção, em São Bernardo, tem confundido motoristas e pedestres. A via, que possuía duplo sentido na altura da Praça Giovanni Breda, não está com sinalização atualizada que indique qual a direção correta que o motorista deve seguir desde a alteração. O fato tem desagradado quem passa pela área.

A equipe do Diário visitou o local na manhã de ontem e constatou a confusão que está no trecho. Em menos de 20 minutos, dois carros acabaram entrando na contramão pela falta de sinalização correta na via. Na área, não há nenhuma placa ou informação sobre o novo sentido da rua. Há somente dois blocos de concreto que interditam parcialmente o sentido incorreto.

O comerciante Edmilson dos Santos, 42 anos, contou que a rua até recebeu algumas placas de sinalização que indicavam o sentido da via, mas disse que as mesmas foram retiradas sem nenhum motivo. “Os agentes vêm algumas vezes e orientam, mas o certo mesmo é ter a sinalização que hoje está em falta”, afirmou.

Segundo Santos, a confusão e má sinalização na via têm causado acidentes constantes. “As vezes o motorista entra na contramão por conta do costume, já que não tem como saber qual o sentido certo sem a sinalização, e isso tem ocasionado as batidas aqui na rua”, concluiu.

Para piorar a situação, o departamento de trânsito de São Bernardo está multando os motoristas que, por engano, acabam entrando na contramão. O farmacêutico Fábio Freitas, 37, é um deles. Ele contou que passa pelo local com frequência e foi surpreendido quando a notificação chegou à residência dele. “A ausência de placas de sinalização me enganou. Como essa região está cheia de obras, não imaginei que aqueles blocos de concreto fossem uma indicação da mudança. Não tem placa e a faixa amarela dupla ainda está pintada no chão.”

Freitas também afirmou que no dia em que foi multado havia um carro do departamento de trânsito no local. No entanto, o agente não estava orientando nenhum motorista. “Senti-me mal por ser punido por algo que não está corretamente sinalizado e sem a orientação dos agentes de trânsito”.

O farmacêutico, depois de receber a notificação de multa gravíssima, que rende 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entrou com recurso e ainda aguarda o resultado.

Caso parecido aconteceu neste ano na mesma cidade. Conforme noticiado pelo Diário em junho, motoristas estavam sendo multados por excesso de velocidade nas Avenidas Pery Ronchetti e Luiz Pequini, que tiveram o limite de velocidade reduzido durante obras sem nenhum aviso prévio sobre a mudança. Na época, a Prefeitura de São Bernardo voltou atrás e cancelou as autuações.

Procurada para comentar o assunto, a Prefeitura de São Bernardo não retornou aos questionamentos até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;