Internacional Titulo
Soldados franceses tomaram remédio proibido na guerra do Golfo
Por Da AFP
20/12/2005 | 16:16
Compartilhar notícia


 Os soldados franceses tomaram um medicamento proibido chamado modafinil na guerra do Golfo de 1991 que lhes permitia permanecer acordados durante três dias, afirmou o jornal Le Monde.

Menos perigoso do que as anfetaminas, o revolucionário modafinil teria sido ingerido por mil soldados por prescrição dos médicos militares.

O Le Monde explica que o Comitê de Ética do serviço de saúde das Forças Armadas decidiu, durante uma reunião secreta em 1990, o uso em grande escala deste medicamento sempre em meio a grande discrição e fora dos limites do território francês.

O medicamento, descoberto nos anos 80 pelo laboratório francês Lafon e adquirido depois pelo americano Cephalon, não apresenta, a princípio, efeitos colaterais. Mas existe dúvida se o produto teria sido experimentado o suficiente antes de ser usado pelos soldados. O ministério da Defesa desmentiu estes rumores e enfatizou que, na época, usar um medicamento que não tinha autorização "era algo banal".

O modafinil, comercializado na Europa sob o nome de Virgyl e Modiodal, saiu ao mercado em 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;