Memória Titulo MEMÓRIA
O Santo André ganhou. Mas não levou

Cf. Plínio César, ex-Diário, em mensagem-lembrete enviada à Memória

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi há 40 anos exatos, um domingo, 14-12-1975. Santo André viveu a primeira experiência de conquistar um título estadual de futebol, com a possibilidade de ascender à elite paulista. Na segunda partida frente ao Grêmio Catanduvense, uma vitória expressiva.
Bruno Daniel lotado. Trio de arbitragem de primeira. Desfile em carro dos bombeiros ao final da partida. Suplemento especial, a cores, do Diário – o que era raro.

Apresentação do jogo

O futebol profissional do Grande ABC vai viver, esta tarde, o seu dia mais importante, quando o Santo André enfrenta o Grêmio Catanduvense, na grande decisão do título da Primeira Divisão, cujo campeão deverá disputar a Divisão Especial de 1976. Os 7.000 ingressos colocados à venda poderão ser esgotados antes das 15h.

“Santo André tem peito de botar faixa, que hoje é dia de surupim” (cf. Jorge Alvinegro, um dos pseudônimos do jornalista Fausto Polesi).
“Santo André nunca chegou tão perto da Especial”. Reportagem de Daniel Lima, Edélcio Cândido e Divanei Guazzelli, com fotos de Reinaldo Martins e João Colovatti.

Suplemento de 24 páginas

Agora o Santo André só quer um lugar na Divisão Especial de 1976.
Ainda esta semana os dirigentes deverão estar na Federação Paulista para conversar com o presidente José Ermírio de Moraes Filho, que parece estar pouco disposto a ver outro representante do Grande ABC na divisão maior – o Saad, de São Caetano, como convidado, era o outro time local.

A vitória de anteontem diante do Grêmio foi o maior acontecimento esportivo dos últimos anos no Grande ABC. A arrecadação oficial ultrapassou a 200 mil cruzeiros.
“É campeão, é campeão” – grita a Torcida Jovem que está nascendo.

Depois...

Passam-se os dias. O ano de 1975 termina. Vem 1976. E o Santo André terá que esperar alguns anos mais para, dentro do campo, como em 1975, disputar um prestigiadíssimo Campeonato Paulista em sua divisão mais importante. Sobraram: a histórias, as notícias, os cromos coloridos que o Banco de Dados do Diário preserva como verdadeiras pérolas do nosso futebol.

Diário há 30 anos

Manchete – Dilson Funaro, ministro da Fazenda, defende entendimento para reduzir inflação
São Caetano – Concha acústica da Avenida Goiás está totalmente abandonada.


Em 14 de dezembro de...

1910 – Lei nº 1222-A cria o Distrito de Paz de Santo André, no Município de São Bernardo, cuja instalação ocorreria no ano seguinte.
NOTA – Santo André foi o quarto distrito de paz do Grande ABC, depois de São Bernardo, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

1915 – Seguiu para a Estação de Baguassú, para tratamento de saúde, Armando Pamplona, subdelegado de Polícia de São Caetano. Em seu posto assumiu o capitão Carmine Perrela, 1º suplente.
NOTA – A estação de Baguassú ficava em Pirassununga (SP). Inaugurada em 1891, chegou ao fim em 1976, cf. o historiador Paulo Henrique Tuckmantel Dias, que mantém o blog Memória de Pirassununga.

Santos do Dia

São João da Cruz (Espanha 1542-1591). Ordenou-se sacerdote aos 25 anos. Foi então que a futura Santa Tereza de Ávila cruzou seu caminho. Com autorização para promover, na Espanha, a fundação de conventos reformados, ela atraiu João da Cruz para esse trabalho.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Agnelo
Esperidião
Nimatullah Al Hardini

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Jundiaí (1655) e Caieiras (1959)


Hoje

Dia do Ministério Público
Dia Nacional da Ópera 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;