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Poupatempo chega a 46 mi de atendimentos na região

Após completar 18 anos, governo anuncia
implantação de novos serviços eletrônicos

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
14/12/2015 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Criado para desburocratizar a vida dos cidadãos que precisam de serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo atingiu em outubro a marca de 46,4 milhões de atendimentos no Grande ABC. O número alcançado pelas três unidades da região (Santo André, São Bernardo e Diadema) representa 10% dos mais de 460 milhões de serviços prestados há 18 anos em toda a rede que, atualmente, conta com 67 postos.

Primeira unidade a ser aberta na região, em 2001, a de São Bernardo é responsável pelo maior número de atendimentos realizados no Grande ABC: ao todo 45,4 milhões em 14 anos de funcionamento. Só em 2015, de janeiro a outubro, esse número foi de 1,7 milhões, uma média de 8.090 por dia.

O grande de público de São Bernardo se deve à quantidade de serviços oferecidos. Diferentemente dos outros postos da região, no local também são oferecidos atendimentos da administração municipal, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e Correios.

Aberta no fim de 2014, a unidade de Diadema acumula 571.559 atendimentos, sendo 529.759 neste ano. Diariamente, cerca de 2.367 pessoas passam por lá.

Última unidade a ser inaugurada na região e agora responsável por atender toda a demanda de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o posto de Santo André, aberto em maio, já chegou ao número de 365.447 atendimentos.

Para o administrador da unidade, André Prudente, a boa avaliação do público tem sido fundamental para os resultados alcançados pelo programa. “Pesquisas de satisfação com usuários nos últimos quatro anos mostram que 99% dos usuários avaliam muito bem o trabalho. De fato, o Poupatempo consegue atender à demanda da população de forma única e ágil. Você tem todos os serviços básicos em um único local”, relata.

ANIVERSÁRIO

O programa, que completou em outubro sua maioridade, entra agora em uma nova fase que terá como prioridade os serviços eletrônicos prestados pela internet ou aplicativos para celulares, além de totens de autoatendimento e outras novidades que permitem facilitar ainda mais a vida dos cidadãos. Unidades de São Paulo já realizam testes da tecnologia que deve integrar demais postos.

No caso do autoatendimento, por exemplo, o cidadão poderá fazer solicitação de segunda via de RG através de equipamentos que estarão disponíveis para essa finalidade. Assim, não haverá necessidade de passar por atendente ou triagem.

Usuários da rede elogiam rapidez

Responsável por realizar, em toda a rede, cerca de 170 mil atendimentos por dia, o Poupatempo tem sido elogiado por parte da população do Grande ABC. Segundo usuários, a rapidez dos serviços prestados é o principal atrativo.

Segundo o pintor Evangelista Lima dos Santos, 35 anos, desde que o programa foi implantado, o acesso a serviços simples foi facilitado para toda a população. “Quando fui tirar meu primeiro RG na delegacia, demorou quase dois meses para ficar pronto. Agora, no Poupatempo, no máximo em uma semana você já está com o documento em mãos”, relata.

Desde que foi criado, o Poupatempo entregou mais de 43 milhões de carteiras de identidade. O número é equivalente à população da Argentina. Também foram emitidas 22 milhões de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação).

Segundo a consultora de relacionamento Jéssica Cristina, 25, o agendamento de serviços é outro ponto positivo. “Vim pegar minha CNH definitiva. Agendei com uma semana de antecedência”, relata a moradora de Ribeirão Pires.

Com prédio pronto desde junho, a unidade de Mauá deve impulsionar ainda mais o uso do Poupatempo na região. Após processo judicial adiar sua inauguração, o posto agora tem previsão para ser aberto até abril. “Vai ser excelente. Moro em Mauá e, antes, sempre ia em São Bernardo. Depois que abriu aqui em Santo André ficou até mais fácil, mas, quando inaugurar lá na cidade, vai ficar ótimo”, diz o pedreiro Joaquim Rocha, 49.   




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