Cultura & Lazer Titulo Encontro de titãs
Duelo de gigantes em quadrinhos
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
24/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Nenhum ser humano comum teria chances em luta contra o Superman. A não ser que o desafiante fosse o pugilista Muhammad Ali, considerado o maior lutador de boxe de todos os tempos. Esse encontro de titãs é o que movimenta a HQ 'Superman Vs. Muhammad Ali' (Panini, 100 páginas, R$ 22,90), que acaba de ganhar edição de luxo.

A publicação coloca os dois ícones frente a frente em história que mistura invasão alienígena, brigas interplanetárias e a disputa entre os personagens para descobrir quem é o melhor. O quadrinho foi lançado originalmente em 1978, quando ambos contavam com altíssima popularidade.

A trama criada por Dennys O'Neil e Neal Adams, esse último responsável também pelas ilustrações, coloca o eterno campeão dos ringues em visita a bairro no Centro da cidade de Metrópolis. Enquanto ele concede entrevista para Clark Kent, Lois Lane e Jimmy Olsen, um representante da raça alienígena Scrubbs chega à Terra devido a população terráquea ser considerada a mais selvagem da galáxia. Para evitar conflitos futuros, ele propõe uma luta entre os melhores guerreiros das espécies.

Mas não espere que todas as ações estejam em cima do confronto intergaláctico. As atenções do livro estão voltadas na disputa para saber quem será o representante da Terra na derradeira briga: Ali ou o Homem de Aço.

Entre a ameaça dos Scrubbs em destruir o mundo e a tensão das 24 horas que antecedem a luta, o ponto-chave é a interação do super-herói com a versão ilustrada do pugilista, sendo o primeiro mais centrado e analista e o segundo, falastrão e impulsivo. O combate existe, mas não sob condições comuns.

Com capa dura e bom acabamento, a HQ traz interessante material extra. O posfácio assinado por Jenette Kahn, então editora da DC Comics, relembra o motivo da criação da história, com as famosas lutas organizadas pelo promotor Don King - caso da 'Luta na Selva', de 1974, entre Ali e George Foreman - servindo de inspiração. Os fãs mais atenciosos não irão se decepcionar com os esboços dos desenhos feitos por Adams para o projeto presentes nas páginas finais.

A edição especial também traz a capa dupla original lançada na década de 1970. A ilustração traz Superman e o ex-campeão no ringue sendo assistidos por integrantes do universo DC, como Batman, Lex Luthor e o Caçador de Marte, e importantes personalidades da época, casos de Cher, Frank Sinatra, Andy Warhol e o brasileiro Pelé, além de funcionários da editora norte-americana no momento. Talvez, desvendar os personagens em traços de quadrinho seja a parte mais divertida da leitura de 'Superman Vs. Muhammad Ali'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;